CÂMARA PRESTARÁ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA UCS

08/05/2017

08/05/17 05:28:53

Sessão Solene se realizará na segunda-feira(15), no plenário da Câmara, às 19h

Na próxima segunda-feira(15), às 19 h, atendendo uma proposição do ver. Marcos Lima(PTB) aprovada por todos os Vereadores, a Câmara Municipal de Vacaria reúne-se solenemente para homenagear os 50 anos da Universidade de Caxias do Sul-UCS.
A UCS nasceu na década de 60, na serra gaúcha. Entre os anos de 1949 e 1960, instituições como a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, a Diocese, a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima e as Irmãs de São José criaram isoladamente faculdades e a reunião destes cursos formaram em 16 de agosto de 1966, a Associação Universidade de Caxias do Sul. Em 10 de fevereiro de 1967 foi criada a Universidade de Caxias do Sul, através do Decreto nº 60.200. Em 15 de fevereiro de 1967 aconteceu a cerimônia de instalação da Universidade, no Cine Ópera.
Dom Benedito Zorzi, Dr. Virvi Ramos e o Prefeito de Caxias do Sul, Hermes João Weber foram os precursores da instituição que já surgiu com o espírito de regionalização.
Em 1969, a UCS traz para Vacaria alguns cursos por meio de um convênio com a Associação Pró Ensino Superior dos Municípios de Cima da Serra.
Nos anos 90 a UCS entra em um período de consolidação da estrutura organizacional e intensifica a sua relação com a região, visando ser uma Universidade Multicampi.
Em 1993, é inaugurado o Campus Vacaria da Universidade de Caxias do Sul e neste mesmo ano é aprovado o Plano de Regionalização da UCS.
Sobre os 50 anos da UCS, o Reitor Evaldo Antonio Kuiava afirmou: “Nós temos uma responsabilidade muito grande de continuar esse compromisso de formar profissionais de qualidade, não só do ponto de vista profissional, mas do ponto de vista de que quem passa pela UCS tem que ter formação para dar conta das demandas da vida como um todo. Esse é o grande desafio de fazermos um diferencial na vida do nosso aluno”.