CÂMARA PRESTA HOMENAGENS À POLÍCIA CIVIL E À CDL

02/12/2016

02/12/16 09:00:27

Sessão Solene será realizada na próxima segunda-feira(5), às 20 h no plenário da Câmara de Vacaria.

CÂMARA PRESTA HOMENAGENS À POLÍCIA CIVIL E À CDL

A Câmara Municipal de Vacaria reúne-se solenemente na próxima segunda-feira(5), para prestar homenagens aos 175 anos da Polícia Civil no Rio Grande do Sul e aos 25 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vacaria.
A homenagem à Polícia Civil foi proposta pelo Ver. Alessandro Dalla Santa Andrade(PSB) e a homenagem à CDL foi proposta pelo Ver. Romoaldo Michelon(PT). As proposições foram aprovadas por unanimidade.
A organização policial de fato e autônoma no Brasil foi oficializada através da Lei n° 261, de 03 de dezembro de 1841, assinada pelo Imperador Dom Pedro II. A data marca a criação da Polícia Civil gaúcha, da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, determinando os cargos de Chefe de Polícia, Delegado de Polícia e Subdelegado de Polícia.
Em 31 de janeiro de 1842 foi regulamentada e fixada a ordem hierárquica e a distinção entre Polícia Administrativa e Polícia Judiciária.
Já pelo Decreto n° 11 de 04.01.1896, era criada a Chefatura de Polícia e em 21.01.1929 nascia a Guarda Civil, que junto com a Guarda de Trânsito, compunha a Polícia Civil.
O primeiro Chefe de Polícia foi Manoel Paranhos da Silva Veloso, empossado em 18.09.1842. Manoel Paranhos foi o primeiro presidente do Poder Legislativo de Santa Catarina (1835 – 1836). Administrou a Polícia Civil até 11.03.1844.
Essa homenagem tem também o objetivo de prestigiar o relevante trabalho realizado pelos policiais civis em Vacaria e na região.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vacaria foi fundada no ano de 1991 quando os lojistas começaram a sentir a necessidade de fundar uma entidade que desenvolvesse constante trabalho de aproximação entre as lojas de varejo, ação conjunta da classe frente aos problemas comerciais, esclarecesse a opinião pública sobre a importância do comércio local e funções da economia regional, melhorasse o conhecimento técnico especializado dos sócios, inclusive cultural, oferecesse serviços de assessoria jurídica, e atendesse as reivindicações sociais dos lojistas.
A CDL realiza além de outros projetos é responsável pelo projeto social Homens na Cozinha, o qual tem sua arrecadação destinada a diversas entidades assistenciais do município.