CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AOS FREIS CAPUCHINHOS

21/09/2016

21/09/16 03:02:35

Sessão Solene se realizará no dia 27 de setembro, terça-feira, às 19 h no plenário da Câmara.

| Crédito: Imagem meramente ilustrativa

A Câmara de Vereadores de Vacaria realizará no próximo dia 27 de setembro, terça-feira, sessão solene em homenagem a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos alusiva aos 120 anos de presença da Província dos Freis Capuchinhos no estado, e 116 anos de presença dos Freis Capuchinhos em Vacaria. A referida homenagem justifica-se pelos relevantes serviços prestados à comunidade pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, um ramo da família franciscana que surgiu no inicio do Século XVI, em meio as grandes transformações sócias, econômicas, politicas e religiosas, que deram início a modernidade.
Os capuchinhos assumiram em Vacaria os desafios da comunicação com a Rádio Fátima e a Mais Nova, voltadas para a evangelização e comprometidas com o desenvolvimento regional. Soma-se às Rádios a circulação do Correio Riograndense, formador regional de opinião. Os capuchinhos constituíram em Vacaria a sede dos missionários. Pelo Brasil a fora os missionários capuchinhos do Rio Grande do Sul, são conhecidos como os missionários de Vacaria.
Desde 1903, por 63 anos, os capuchinhos administraram a Igreja Matriz e depois a Catedral de Nossa Senhora da Oliveira e, agora, a Paróquia da Fátima, abrangendo parte do município de Vacaria e todo o município de Monte Alegre dos Campos. Por 20 anos, Dom Candido Maria Bambi, bispo capuchinho, administrou a Prelazia de Vacaria e deu-lhe condições para se tornar Diocese. Outro capuchinho, Dom Orlando Dotti, governou a Diocese de Vacaria por 19 anos, incrementando as organizações da Igreja e da sociedade no campo religioso e social.
É mais do que justo, portanto, que a Câmara de Vereadores se alie a muitas outras para prestar aos capuchinhos por ocasião de seus 120 anos da sua vinda, a homenagem que são merecedores.
Compareça a Sessão Solene em Homenagem aos Freis Capuchinhos no próximo dia 27 de setembro, terça-feira, às 19horas no plenário da Câmara Municipal.