CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO LIONS CLUBE VACARIA PELOS SEUS 60 ANOS

11/10/17 01:45:52

A solenidade aconteceu no dia 10 de outubro e destacou a trajetória do clube de serviço

| Crédito: Crystal Fotos

por Giana Pontalti

O voluntariado ganhou destaque na Câmara Municipal na noite de terça-feira(10). No dia em que o Lions Clube Vacaria completou 60 anos, o legislativo promoveu sessão solene de homenagem à instituição.

A homenagem foi idealizada pelo vereador Mauro Schuller (PSB) e foi acolhida por todos os parlamentares. Em seu pronunciamento, Maurão afirmou que a honraria é singela perto de tudo que o clube fez e faz por Vacaria. “A essência do espírito que anima o trabalho dos membros do Lions pode ser resumida em uma palavra: corresponsabilidade. Eles não cruzam os braços frente a carência material e espiritual da sociedade em que vivem. Eles não atribuem ao Estado ou ao Município a responsabilidade exclusiva em prover saúde, alimentos e educação a todos os cidadãos. Ao contrário, sabendo que as necessidades são imensas e os recursos são escassos, os leões arregaçam as mangas e buscam complementar o esforço do governo em áreas em que a ação é insuficiente” afirmou Mauro.

O Lions é a maior organização mundial de clubes de serviços. Está presente em 210 países e conta com 1,4 milhão de voluntários. Em Vacaria, o clube foi fundado em 1957 e possui atualmente 55 sócios, 25 jovens do Léo Clube e 14 leõezinhos. Muitos deles vieram receber a homenagem.

“Como atual Presidente do Lions Clube de Vacaria quero agradecer esta honrosa homenagem que nos enche de orgulho. É muito bom fazer parte e, principalmente, perceber o quanto o nosso trabalho, juntamente com a comunidade de Vacaria, colabora para a melhor qualidade de vida da população vacariense. Essa jornada de trabalho começou há 60 anos quando pessoas da nossa sociedade visualizaram que poderiam unir forças para ajudar quem mais precisa, iniciando assim uma trajetória de ação voltada ao servir” disse Dionéa Nora Rodrigues, em seu pronunciamento.

O Lions Clube Vacaria realiza anualmente quatro grandes promoções: a Feijoada do Leão, a Maçã do amor(dia dos namorados), o jantar do Tititi e as Serenatas de Natal. Todo o recurso arrecadado é revertido à comunidade. Em 2016, o Lions realizou 1.870 atendimentos. “São muitas as demandas, mas a nosso foco de atuação é a visão. Encaminhamos jovens, adultos e idosos para consultas com oftalmologistas e também para cirurgias no Hospital de Olhos em Passo Fundo” explicou Dionéa. Desde 1990, o Lions Internacional fomenta campanhas em todo o mundo de erradicação à cegueira.

Além da Presidente Dionéa, o companheiro leão Rodrigo Fonseca falou em nome dos membros do clube durante a solenidade. Rodrigo explanou sobre o privilégio de ser voluntário. “Ser voluntário não é coisa de gente santa, não é para quer mudar o mundo ou ser bem visto. Trabalho voluntário é para quem quer mudar a si mesmo e está disposto a aprender por meio do contato com novos mundos. É uma excelente ferramenta de empatia onde o aprendiz ensina mais que o professor. Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão. É superar dores e desafios inimagináveis porque vê na história do outro às bençãos da própria vida. A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza. Onde existem voluntários existe a mistura de cores, das classes, das crenças e de passados. A curiosidade pelo outro alimenta nossa alma sedenta por sentimentos reais. Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro e, sem saber, descobre que esse é o remédio para curar a sua própria dor” disse Rodrigo.

A solenidade dos 60 anos do Lions Clube Vacaria foi presidida pelo vereador Marcos Lima. A mesa oficial foi composta pelos fundadores do Lions Clube, Setembrino e Norma Guerra, pela presidente do Lions gestão 2017/2018, Dionéa Nora Rodrigues, a presidente do Lions Leonas, Maria Izabel de Conto Ferreira, a presidente do Léo Clube, Flávia Schiochet e o vereador proponente da homenagem Mauro Schuller.

CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA?

*O nome Lions não foi escolhido aleatoriamente. Lions, em português, é leão. O animal é forte, corajoso, vital e fiel, características esperadas dos voluntários.

*O Lions Internacional foi criado em 1917 nos Estados Unidos pelo empresário Melvin Jones que indagou um grupo de empresários a aplicarem suas habilidades para ajudarem às suas comunidades a se desenvolverem.

* No Brasil, o Lions chegou na cidade do Rio de Janeiro em 1952. Cinco anos depois, Vacaria ganhou o primeiro clube.

* O Lions Clube Vacaria, além de realizar quatro promoções anuais, participa ativamente de iniciativas da comunidade como: Outubro Rosa, Caminhada pela Paz, projeto Bomba Amiga, Clube Sangue Bom, pedágio da Associação dos deficientes visuais de Vacaria (Adeviva), almoço da família (Ceava e Amma), entre outras.