Câmara presta homenagem a Congregação das Irmãs de São José

22/05/2015

22/05/15 12:00:00

A Câmara Municipal homenageou as Irmãs de São José na última terça(19). A solenidade foi motivada pelos 112 anos da congregação em Vacaria e 80 anos de fundação do hospital Nossa Senhora da Oliveira.

Doze das 41 irmãs que moram em nossa cidade acompanharam a solenidade. Durante a sessão, o vereador Jag Souza(PT), proponente da homenagem, apresentou a história da congregação, que começou em 1650 na França e chegou a Vacaria em 1903. Seis irmãs partiram de Garibaldi para formar uma comunidade em Vila Velha, então Vacaria. “As irmãs chegaram a cavalo e entraram pilchadas, de vestido de prenda. Logo no começo, já demonstravam empenho em enculturar-se com o povo” destacou a irmã Adelide Canci.

A vereadora Jane Andreola Oliboni (PP) lembrou da contribuição das irmãs na formação de professores, com a oferta do magistério no colégio São José. O vereador Antônio Almeida (PPS) destacou a atenção dedicada a todos que buscam o hospital. “Embora a instituição seja católica, todas as pessoas são bem recebidas lá, do bispo, se ficar doente, até o marginal” disse.

O bispo diocesano Dom Irineu Gassen demonstrou a admiração pelo trabalho das irmãs: ''Carregando nas mãos o coração de bondade, são essas pessoas e todas aquelas que com elas se parecem, que constroem a comunidade” salientou Dom Irineu.

A irmã Adelide Canci citou o comprometimento das religiosas com nossa cidade: ''Nós podemos não ser daqui e não termos nossa família aqui. Mas nós assumimos Vacaria. Esta é a nossa terra. Não sabemos até quando. Mas até que a irmã Ilda não chegue e nos ofereça outra missão, estamos aqui servindo este povo.”

A homenagem foi acompanhada por religiosos, presidentes de entidades como Lions, Rotary, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Renais Crônicos. Funcionários e gestores do hospital também participaram. Foi presidida pelo vereador Alessandro Dalla Santa(PSB) e contou com a presença de autoridades. Na mesa oficial, além do presidente, estavam o prefeito Elói Poltronieri, o delegado regional Carlos Alberto Defaveri, o bispo diocesano Dom Irineu Gassen e as irmãs homenageadas: Ilda Brandalise, Coordenadora Provincial e Adelide Canci, coordenadora do hospital.