CÂMARA PRESTA HOMENAGEM À COMUNIDADE LUTERANA A VOZ DA CRUZ

15/02/2018

15/02/18 09:19:07

Sessão solene se realizará no dia 20 de fevereiro, terça-feira, às 19 h

A Câmara Municipal de Vacaria reúne-se solenemente ma próxima terça-feira (20), às 19h30, para homenagear a comunidade luterana A Voz da Cruz, que completa 50 anos de fundação e de serviços prestados à comunidade vacariense. Na oportunidade também receberá Menção Honrosa uma das fundadoras da comunidade luterana no município, senhora Edwig Wentz Narcizo.

A homenagem foi proposta pelo vereador André Rokoski(PMDB) e aprovada por unanimidade pelo legislativo vacariense.

Os trabalhos da comunidade luetarana iniciaram em 1965, por um jovem luterano chamado Claudio Alfredo Kaminski, que veio de Porto Alegre para Vacaria para trabalhar como funcionário do Banco do Brasil. Não encontrando aqui a Igreja Luterana, iniciou um programa semanal de rádio, chamado “A Voz da Cruz”. O primeiro programa foi levado ao ar no dia 15 de Abril de 1965 às 20.30hs, pela Rádio Esmeralda.

No programa “A Voz da Cruz” da rádio Esmeralda, foram feitos convites para os interessados em se reunir, para uma possível formação de um ponto de trabalho da Igreja Luterana. O primeiro encontro aconteceu no dia 04 de Julho de 1965 onde se reuniram 10 pessoas.

O primeiro culto oficial foi realizado no dia 19 de outubro de 1965, por um pastor da região de Porto Alegre, chamado Aloizio Hoffmann.

A Comunidade Evangélica Luterana “Voz da Cruz” estruturou-se oficialmente no dia 14 de Fevereiro de1968 com assembleia inaugural para aprovação dos seus estatutos. O nome “Voz da Cruz” deve-se ao programa semanal de rádio “Voz da Cruz” transmitido pela Rádio Esmeralda.

O intuito principal da Comunidade Voz da Cruz sempre foi o de pregar a Palavra de Deus à qualquer pessoa. Porém, ao longo da sua história, ela também procurou ser a mão de Cristo Jesus no cuidado para com os mais necessitados, participando de campanhas de doação de roupas e alimentos e auxiliando em situações de catástrofes.

A comunidade está situada à rua Mal. Floriano, 841. Fone 3232 4700.