CÂMARA HOMENAGEIA PRETO BARCELOS EM SESSÃO SOLENE

16/08/23 11:24:38

Luís Alberto Andrighetti Filho recebeu título de cidadão emérito de Vacaria na noite desta terça (27)

A noite desta terça-feira (27) foi marcada pela sessão solene em homenagem a Luís Alberto Andrighetti Filho. Mais conhecido como Preto Barcelos, Andrighetti Filho recebeu o título de cidadão emérito do município. O autor da homenagem foi o vereador Fabiano Vacaria (PTB).

Preto Barcelos carrega um longo legado de feitos em diversos espaços. É diretor das Organizações Sagrada Família, que detém a Funerária Sagrada Família, o Plano de Assistência Familiar ASBAF e a Agropecuária Sagrada Família, além de ser referência no automobilismo, no futebol, na pesca esportiva e em projetos sociais.

Amigo de infância do vereador Fabiano Vacaria, o parlamentar recordou os motivos que o levaram a conceder a homenagem. Para além da amizade, Fabiano ressaltou a importância de Preto Barcelos para a sociedade vacariense:

- Hoje estamos aqui referenciando uma pessoa que, de forma anônima, ajuda muito a nossa sociedade, colabora muito com as pessoas mais humildes e eu tenho muita honra e muito orgulho de poder tê-lo como amigo, mas de poder estar aqui hoje referenciando uma pessoa que se entrega de corpo, alma e coração à nossa cidade, à nossa sociedade, e tem contribuído muito de diversas formas - afirma o parlamentar.

Na tribuna, os vereadores Fernando Lucena Maciel (PDT), Pingo Rezende (Progressistas) e Silvana Montanari (PL) discursaram, cada um ressaltando pontos que entrelaçaram as vidas de cada um:

- Numa situação complicada no rodeio [internacional de Vacaria], [havia] muitos problemas, atritos, e a coisa não andava [...] e eu, debaixo do mau tempo, quem é que saiu da ambulância e veio me abraçar? Preto [Barcelos] chegou e disse assim: fique tranquilo, eu estou contigo. Foi, né? - relatou Pingo Rezende (Progressistas) em uma situação que envolveu o homenageado.

- Esse lugar que sobra aqui é do senhor Ruy de Oliveira Barcelos (avô do homenageado). Ele dizia: esse menino eu criei! Ele morou comigo lá no sítio. E o que eu tenho a dizer a você todo mundo já disse. É um empreendedor, é um empresário de visão, é um senhor das causas sociais no anonimato e o principal: é família - comentou a vereadora Silvana Montanari (PL).

Preto Barcelos agradeceu o carinho e homenagem e chegou a brincar que não merecia a homenagem por achar que ainda deveria fazer mais pra isso, mas se declarou feliz pelo que já realizou. Em entrevista, falou sobre a cidade de Vacaria, local onde nasceu, e afirmou o quão acolhedora é a cidade:

- Eu digo que acho que não sou merecedor porque acho que todo mundo tem que fazer um pouquinho a mais. Eu acho que ainda tenho muito a dedicar à nossa comunidade [...]. Sou uma pessoa apaixonada pelo nosso município, e as pessoas, quando vem pra Vacaria, sentem um apreço muito grande pela cidade. Todas as pessoas que vêm pra cá um dia querem retornar - relata.