Proposta pela vereadora Silvana Montanari, a cerimônia reconheceu a trajetória de acolhimento, solidariedade e transformação social construída pela instituição desde sua fundação, em 13 de agosto de 1976
A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira, 13/08, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria (CEAVA). Proposta pela vereadora Silvana Montanari, a cerimônia reconheceu a trajetória de acolhimento, solidariedade e transformação social construída pela instituição desde sua fundação, em 13 de agosto de 1976.A solenidade contou com a presença de integrantes da diretoria, funcionários, colaboradores, voluntários, associados, autoridades e pessoas que ajudaram a construir a história da entidade. Em seu pronunciamento, Silvana Montanari destacou que, ao longo de cinco décadas, o CEAVA se tornou referência no atendimento à comunidade.
“Celebrar 50 anos é olhar para o passado com orgulho, reconhecendo os desafios superados e as vitórias conquistadas. É agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada, deixando sua contribuição para o CEAVA se tornar referência e motivo de orgulho para nós, vacarianos”, afirmou.
A vereadora ressaltou que a trajetória da entidade representa vidas transformadas, mãos estendidas e sonhos realizados. Também homenageou dirigentes, funcionários, professores, alunos, parceiros e voluntários que contribuíram para a consolidação do trabalho.
“Que estes 50 anos sejam apenas mais um capítulo de uma história inspiradora, marcada pela união, solidariedade e transformação de vidas”, declarou Silvana.
Entidade abriu os braços para a comunidade
A presidente do CEAVA, Margarida Schio, relembrou que a instituição surgiu da necessidade de unir e representar as entidades assistenciais de Vacaria perante os órgãos municipais, estaduais e federais.
“Há meio século, esta instituição não abriu apenas as portas, ela abriu os braços para a nossa comunidade. O que começou com a coragem de poucos pioneiros tornou-se um pilar fundamental para a nossa cidade”, destacou.
Margarida prestou uma homenagem especial à fundadora Maria José Guazelli Costa, conhecida como dona Zeca, e às mulheres que estiveram à frente da instituição, com destaque para Laurena Damiani e Beatriz Chemelo.
“Completar meio século de atuação é prova de que, quando a comunidade se une por uma causa nobre, o bem não apenas prevalece, ele se multiplica e atravessa gerações”, afirmou a presidente.
Ela também agradeceu à atual diretoria, aos funcionários, colaboradores, voluntários, ao Poder Público, às empresas e às pessoas que contribuem para a continuidade das atividades.
Trabalho voltado à cidadania e à inclusão
O CEAVA é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que presta atendimento gratuito, continuado e planejado às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, suas ações são direcionadas prioritariamente às famílias e às pessoas idosas, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A instituição oferece grupos de convivência e oficinas de música, coral e canto, estética pessoal, informática, corte e costura, confecção de bonecas, práticas no celular, culinária e confeitaria, ginástica integrativa, artesanato, pintura em tela e atividades físicas, além das ações desenvolvidas pelo Grupo Superar.
O CEAVA também mantém projetos como Em Família, Bem-vindo à Vida, Viver Melhor, Delícias e Talentos. As iniciativas buscam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, valorizar a autoestima, desenvolver habilidades e proporcionar mais autonomia e qualidade de vida aos participantes.
Ao final da solenidade, representantes da entidade entregaram flores à vereadora Silvana Montanari em agradecimento pela homenagem. A cerimônia reafirmou o reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho realizado pelo CEAVA e à sua contribuição para o desenvolvimento social de Vacaria.