CÂMARA FINALIZA O IV CONCURSO FOTOGRAFE VACARIA COM ENTREGA DE PREMIAÇÃO

29/03/2018

29/03/18 10:46:21

Qualidade das fotografias inscritas foi destacada na solenidade de premiação

| Crédito: Crystal Photos

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta quarta-feira(28), a cerimônia de premiação dos classificados na IV edição do Concurso Fotografe Vacaria.

Antes de dar início à solenidade o presidente do Legislativo Vacariense,O  vereador Mauro Schuler, prestou homenagem póstuma ao vereador Luiz Candido Acauan Guerreiro, através da solicitação de um minuto de silêncio a todos os presentes. Luiz Candido, que faleceiu nesta quarta-feira, foi vereador nas legislaturas de 1977/1983 e de 1993/1996, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Vacaria de 1979 a 1980.

O Concurso Fotografe Vacaria foi instituído pela Câmara Municipal  no ano de 2006, quando estava na presidência da Casa o vereador Dagmar Dengo(PDT), com o objetivo de motivar a população a registrar através da fotografia as belezas naturais do município, seus monumentos, prédios históricos e também as suas particularidades, de acordo com o tema proposto a cada edição.

Na primeira edição a fotografia vencedora teve a autoria de Afrânio Scolaro e retratava o relógio existente em uma das torres da Catedral Nossa Senhora da Oliveira.

Na segunda edição o Concurso teve como vencedora a fotografia “Neve em Vacaria”, de Rafael Paim Borges. A fotografia retratava uma locomotiva percorrendo a via-férrea que passa por Vacaria.

Na terceira edição a fotografia vencedora teve a autoria de Penélope Fetzner, que retratou a imagem de um cavalo e um peão junto a uma porteira.

A quarta edição do concurso teve como tema “O cotidiano invisível de Vacaria” e contou com a participação de 36 trabalhos inscritos, sendo classificadas cinco fotografias.

Foram parceiras do Poder Legislativo na realização do Projeto o Atelier Livre de Vacaria e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

CLASSIFICADOS

O 5º lugar foi conquistado por Ana Paula Antunes Simi que, juntamente com seu esposo, Endrigo Simi, classificado em 4º lugar, mudaram-se de Porto Alegre para Vacaria no ano passado. Ela nascida e criada em Vacaria , ele portoalegrense, nunca tinha morado em outra cidade.  Ele sempre gostou de fotografia e todo mundo dizia que tinha um olhar especial para isto. Ela foi se interessando e acabou completamente envolvida pela arte da fotografia. A participação no Concurso foi uma oportunidade para divulgarem os seus trabalhos e viverem a experiência de andar pela cidade com um olhar mais atento, de quem procura enxergar o cotidiano invisível de vacaria.

O 3º lugar foi conquistado por Theodoro Gasperin Terra Camargo, 19 anos, nascido em Vacaria. Apesar de sua formação ser predominantemente na área das ciências exatas foi apresentado às maravilhas da arte pela sua mãe Fabiana Gasperin Camargo e pelo legado de sua avó Ana Maria Terra Camargo, artista plástica renomada de Vacaria. Ao participar do Concurso encontrou a forma de manifestar através da fotografia uma crítica às desigualdades sociais que precisam ser consertadas para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária em nosso município.

O 2º lugar foi conquistado por Cassandra da Costa Santos, que nasceu em Vacaria e atualmente trabalha na Brigada Militar. Mesmo sendo uma fotógrafa amadora sentiu-se motivada a participar do Concurso pelo seu pai Carlos Henrique Simões dos Santos, um apaixonado pela fotografia que já foi inclusive classificado em outras edições do Fotografe Vacaria. A escolha do local foi uma ideia conjunta da autora e de seu pai o Centro Comercial Sarasvati retratado através de um ângulo inusitado.

O 1º lugar foi conquistado por Izadora Secchi Silveira graduada em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul em 2010. Trabalhou na área por algum tempo como assistente fotográfica em produções de moda, fotografias de eventos, fotografias de cunho autoral e edição de imagens digitais em estúdio fotográfico. Isadora viu no Concurso uma oportunidade de voltar a prática da fotografia. Foi a primeira vez que participou de uma competição nesta área e está muito feliz com o resultado alcançado.