O homenageado deste ano levou o nome de Vacaria para todos os cantos do Brasil
A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira,18/09, uma sessão solene no Parque de Rodeios para a entrega do Troféu Candeeiro Farrapo. O homenageado deste ano foi o ginete Volmir de Paula, figura lendária da gineteada, que levou o nome de Vacaria para todos os cantos do Brasil.
O vereador Mauro Schuler abriu as manifestações destacando que Volmir cresceu entre muitos irmãos, aprendendo desde cedo que a verdadeira riqueza está na coragem e na simplicidade. “Foram prêmios e mais prêmios, aplausos e reconhecimentos por onde quer que passava. Todos os cantos do Brasil. Mas maior que as medalhas foi a sua humildade. Volmir nunca deixou que a fama lhe subisse à cabeça. Preferiu ser lembrado pela seriedade, pela honra e pelo respeito ao cavalo e à tradição”, afirmou. Schuler ainda lembrou o apoio constante da esposa Georgina e da filha Gerusa.
Em seguida, o vereador Pingo Rezende ressaltou o simbolismo do momento para a cidade e para o tradicionalismo gaúcho. “É uma noite muito especial não só para Vacaria, mas para o tradicionalismo do Rio Grande e do Brasil. Parabenizo a comissão da Semana Farroupilha e meus colegas vereadores por aprovarem a entrega desta honraria a uma pessoa que tanto fez e faz pela tradição. Volmir ecoou o nome de Vacaria em todos os lugares onde passou: campeão em Cacique Doble, Bahia, Brasília, São Paulo, em outros países e em diversos CTGs. Por onde ele foi, levou o nome da nossa cidade com orgulho”, destacou.
Visivelmente emocionado, Volmir de Paula agradeceu a distinção e compartilhou lembranças de sua trajetória. “Nasci e me criei no Passo da Areia. Fui bem criado, na volta do fogo de chão, e aprendi que temos que deixar exemplo para os mais novos. Muitas vezes dormi debaixo do caminhão dos tropeiros para poder participar dos rodeios. A barraca era só o chapéu e a palha. Hoje, receber esse troféu é muito significativo. Não é só meu, é da sociedade de Vacaria, de todos que estiveram comigo nessa caminhada”, declarou.
Volmir também fez questão de agradecer familiares, amigos, companheiros de rodeio e autoridades presentes. “Quero acender esse candeeiro lá no sítio de casa, para que continue iluminando a tradição e inspirando os mais jovens. Essa homenagem é um combustível para seguirmos preservando o que temos de mais valioso: o respeito à cultura gaúcha”, finalizou, sob aplausos de pé da plateia.
O Troféu Candeeiro Farrapo é uma das mais importantes distinções do município, criada pela Câmara de Vereadores para reconhecer personalidades que se destacam na defesa e na valorização da cultura e das tradições do Rio Grande do Sul.
Durante a sessão, Márcia Nunes declamou a poesia “Última Gineteada”. Teve também a apresentação da música “O Príncipe dos Ginetes”, composta pelo poeta Rafael Ferreira e interpretada por Paulo Leonardo Machado (violão e voz), Pablo Longhi (violão solo), Daniel Bueno (acordeon) e Anderson Duarte (baixo).