Câmara entrega prêmios aos poetas vencedores do Concurso de Poesias Inéditas

03/02/2014

03/02/14 12:00:00

Elisandra, Antônio Almeida, Andrea e Eloi Poltronieri, Julio Cesar Paim, Altair Borges, José Atanásio, Andrea Padilha e Neuri Fortuna | Crédito: Helius Moraes

A poesia ganhou destaque no Parque de Rodeios no domingo, 02 de fevereiro. A Câmara realizou no começo da tarde, na Concha Acústica, a solenidade de premiação do Concurso de Poesias Gauchescas Inéditas.

As três poesias premiadas e os poetas vencedores – Severiano Altair Alves Borges, Júlio Cesar Paim e José Atanásio Borges Pinto foram apresentados ao público.

“A Saga da trinta e três” de José Atanásio Borges Pinto, que conquistou o terceiro lugar foi declamada por Idalcir Peruchin. “Olhai os homens do campo! Os de a cavalo, os de pé no chão!” de Julio Cesar Paim, ficou em segundo lugar e foi declamada pelo próprio autor.

Severiano Altair Alves Borges, de Vacaria, conquistou o primeiro lugar com “Tropeiro e tempo de tropas”. O próprio poeta declamou sua poesia.

O Concurso foi idealizado pela Câmara de Vereadores de Vacaria e é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Nesta edição, foi coordenado por Nico Oliveira.

Os vencedores receberam troféu das mãos da Mais Prendada Prenda do 30º Rodeio Elisandra Alves Kuse. Receberam também prêmio financeiro, entregues pela integrante da comissão julgadora, profa. Doutora Marina Brito Boschi, do Prefeito Municipal Eloi Poltronieri e do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Almeida.

A próxima edição do Concurso acontece em 2015. As inscrições são gratuitas e são feitas na Secretaria Municipal da Cultura.