BARRETENSES SÃO HOMENAGEADOS PELO LEGISLATIVO

04/02/2018

04/02/18 12:03:14

O líder dos Independentes, Jerônimo Luiz Muzeti, recebeu o Título de Cidadão Vacariense na última sexta(02)

| Crédito: Paulinho, Crystal Fotos

por Giana Pontalti

Durante o 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a Câmara Municipal condecorou com o Título de Cidadão Vacariense o paulista Jerônimo Luiz Muzeti, reconhecidamente o líder dos Independentes de Barretos. Os Independentes são os promotores de um dos maiores rodeios mistos do mundo, a Festa do Peão de Barretos.

Muzeti conheceu o Rodeio de Vacaria em 1984. Desde então, nunca mais faltou à festa, com exceção de 88, quando casou. “A primeira vez que vim a Vacaria foi a convite de um amigo. Fiquei encantado com o amor pela tradição. Nunca mais deixei de vir, porque gosto do Rodeio de Vacaria e gosto de andar com meus amigos e eles querem sempre vir pra cá. Enquanto muita gente se programa para ir à praia nos meses de janeiro e fevereiro, nós nos programamos para vir ao Rodeio” relatou Muzeti à assessoria do legislativo.

A associação Os Independentes foi criada em 1955 quando 20 homens solteiros e independentes financeiramente decidiram se unir para promover uma festa na cidade com o objetivo de arrecadar recursos para as entidades. Assim como Vacaria, Barretos era uma cidade de passagem de tropeiros, lá chamados boiadeiros. O campo, o peão e o ginete ganharam uma festa própria, cultuando a tradição sertaneja. Segundo Muzeti, a Festa do Peão de Barretos não só ajudou as entidades como encontrou uma nova vocação para a cidade. A Festa atrai um público de mais de 1,3 milhões a cada edição, alavancando a economia regional. “Somos uma das maiores empresas de Barretos. E nós nos preocupamos não só com Barretos, mas toda a região. Investimos para que se torne um polo turístico” contou. A Festa acontece anualmente, no mês de agosto e lucra, em média, R$ 15 milhões.

A homenagem a Jerônimo Luiz Muzeti foi proposta pelo vereador Douglas Cenci (PT) e o suplente do PTB, Flávio Rokoski. Em seu discurso, Douglas destacou que os barretenses, mesmo com sua cultura, vestimentas e músicas diferentes, também buscam manter a tradição. Ressaltou que Muzeti é um grande articulador junto à classe política para a manutenção e incentivo dos rodeios nacionais, sendo membro da Confederação Nacional de Rodeios.O vereador lembrou ainda do apoio dos Independentes ao Hospital do Câncer. Parte do recurso da Festa é repassado ao hospital.

Flávio Rokoski salientou a gestão profissional da Festa de Barretos e da acolhida dos Independentes aos vacarienses. “Creio que devemos avaliar a possibilidade de uma parceria para oferecermos uma festa melhor aqui. Apesar do esforço das patronagens, são inúmeras as críticas em todos os Rodeios. Barretos é um exemplo a ser seguido” comentou.

Aos 58 anos, Jerônimo Luiz Muzeti recebeu o Título de Cidadão Vacariense. O atual Presidente dos Independentes, Ricardo Rocha, recebeu Menção Honrosa do legislativo.

A entrega foi realizada em palco nobre do Rodeio: a Concha Acústica. A homenagem aconteceu na sexta-feira(02) durante a final do Concurso de Poesias Gauchescas Inéditas, também promovido pela Câmara.