Baitaca recebeu o Candeeiro Farrapo 2014

17/09/2014

17/09/14 12:00:00

| Crédito: Fotos Crystal

O CTG Porteira do Rio Grande abriu as portas ontem para homenagear o Baitaca. O cantor e compositor de São Luiz Gonzaga recebeu da Câmara Municipal o Troféu Candeeiro Farrapo 2014.

“Esta homenagem é o mínimo que podemos fazer a um compositor e cantor de sua envergadura. Certamente é um dos maiores artistas do Rio Grande hoje” afirmou o vereador Antônio Almeida, um dos proponentes da homenagem.

O Candeeiro Farrapo é um prêmio tradicionalista, que reconhece o trabalho de quem propaga e defende à tradição farroupilha. A Presidente da comissão organizadora da Semana Farroupilha, Maria Beloni Toledo, deu as boas-vindas ao missioneiro e destacou em seu pronunciamento a forte ligação do Rio Grande com suas raízes: “As sociedades organizadas procuram manter as suas raízes, seu folclore, crenças, tradições, valores, tudo aquilo a que diz respeito a seu povo. O Rio Grande do Sul, talvez, entre os estados brasileiros, é aquele em que os valores e as tradições são mais fortes e estão presentes no imaginário das pessoas.”

Baitaca é nasceu e vive no campo. Seus avós foram tropeiros e ele, peão. “Diferente de muitos cantores que ficam famosos e vão morar na capital, Baitaca permanece no interior pois é ali que se sente bem. E canta a sua realidade, a sua vida” destacou o Prefeito Elói Poltronieri.

Além de receber o troféu, Baitaca também recebeu a homenagem de dois artistas locais. O poeta Severiano Altair Borges declamou o poema “Eu sou assim” e o gaiteiro e trovador Lauvir Siqueira elaborou uma trova especial para a ocasião onde destacou a vida do músico.