AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU A SEGURANÇA EM VACARIA E REGIÃO

25/04/2017

25/04/17 11:22:12

Comissão Especial de Segurança Pública da Assembleia Legislativa coordenou os trabalhos na Câmara nesta segunda-feira(24).

A Comissão Especial de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, representada pelo presidente deputado Ronaldo Santini (PTB), acompanhado do relator, deputado Vilmar Zanchin (PMDB) e deputado Tiago Simon (PMDB), realizou na Câmara de Vereadores de Vacaria nesta segunda-feira à noite uma Audiência Pública que contou com a presença de diversas autoridades de Vacaria e região.
Na avaliação do presidente Santini a Audiência foi extremamente positiva pois contou com grande participação dos órgãos de segurança pública e representantes da sociedade civil organizada que durante aproximadamente três horas destacaram as ações que estão sendo realizadas em relação a segurança, a estrutura existente no município, as limitações de efetivo e de equipamentos. Os participantes da Audiência apresentaram sugestões que serão apresentadas ao secretário estadual de Segurança Pública e aos órgãos estaduais relacionados ao setor para que possam colocar estas medidas em prática e apresentar resultados para a comunidade local.
Tanto a Brigada Militar, quanto a Polícia Civil, bem como Instituto Geral de Perícias (IGP) e Susepe afirmaram que trabalham com efetivo infinitamente inferior ao que é necessário para o município de Vacaria e região de atuação dos órgãos de segurança.
A audiência contou com a presença do Presidente em Exercício da Câmara Municipal de Vacaria Ver. Aldo da Silva(PT), do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo Mário Lourencetti Almeida que representou o Prefeito de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira, o Comandante do 10º BPM, Major Fabiano Domênico Paim, o Delegado Regional de Polícia, Carlos Alberto Defaveri, a representante do Ministério Público Bianca Acyoli Araújo, a Defensora Pública, Débora Azambuja Santos, o Diretor da Guarda Municipal de Vacaria Tobias Preto, o Diretor de Assuntos de Segurança Pública de Vacaria Júlio Zingali, a delegada Penitenciária Marta Bitencourt da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), o Diretor do Presidio Estadual de Vacaria Jorge Rodrigues, o representante do Corpo de Bombeiros, Sargento Mayer, o prefeito de André da Rocha, Sérgio Moretti, a representante da Amucser, Adriana Tieppo, os representantes da OAB, Subsecção Vacaria, Rodrigo Toledo da Silva Rodrigues e Matheus Cunha, o Presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas Comissário João Carlos Pinto de Abreu, a representante do Instituto Geral de Perícias (IGP) Suelen Oliveira Abreu, o Presidente do Sindilojas Antonio Dutra, a representante da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) Pauliane Biazus Soranso, o Presidente da Câmara da Indústria Comércio, Agricultura e Serviços, Paulo Vasques, o representante da Associação dos Policiais Rodoviários Federais do RS, Rodrigo Pizzolatto, o representante da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã, José Sozo, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha Bráulio Guedes, os vereadores de Vacaria Marcos Lima(PTB), André Luis Rokoski(PMDB), Marcelo Dondé(PP) e Moacir Bossardi (PSDB).