ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DE VACARIA UTILIZOU A TRIBUNA DA CÂMARA

29/11/2018

29/11/18 10:47:21

Atendimento aos deficientes visuais em Vacaria é deficitário, principalmente quando se trata de crianças

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Durante sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (27), os integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Vacaria fizeram uso da Tribuna Livre para apresentaram aos vereadores o trabalho que vem sendo realizado pela instituição e também dar conhecimento sobre as dificuldades que vem sendo enfrentados pela entidade para atender crianças, jovens e adultos que buscam atendimento junto a Adeviva.

A professora Vanda Michelon, escolhida pela Associação para manifestar-se em nome do grupo, fez um relato sobre as ações que são realizadas nas antigas instalações da Unidade de Saúde do bairro Borges, onde o grupo reúne-se semanalmente para vivenciar momentos de lazer e entretenimento, bem como para o aprendizado da escrita e leitura através do sistema braile. Atualmente 10 indivíduos adultos são atendidos pela Associação.

Vanda relatou ainda que está havendo uma procura crescente para o atendimento de crianças, principalmente em idade de frequentar a educação infantil. Os pais e responsáveis tem procurado a Adeviva para a alfabetização das crianças em braile, serviço que não é oferecido pela rede regular de ensino e também para o aprendizado de orientações sobre a movimentação dos cegos e pessoas com baixa visão no interior das residências e também nas ruas e calçadas.

A Adeviva atua em Vacaria há 16 anos e tem por objetivo promover e integrar os cegos e deficientes visuais. Sua sede funcionou inicialmente junto a Escola Estadual Ione Campos dos Santos onde foi instalada a primeira sala de recursos para deficientes visuais no município.

A representante da Adeviva informou aos vereadroes também sobre o Dia Nacional do Cego que é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Também conhecido como o Dia Nacional do Deficiente Visual, esta data tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana.

A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênitas (com o nascimento) ou adquirida ao longo da vida.