APROVADO PROJETO QUE INSTITUI A SEMANA DO CAMPO LIMPO, SOBRE RETORNO CORRETO DE EMBALAGENS USADAS NA AGRICULTURA

Data de publicação

20/07/2022

Data de atualização

20/07/22 09:54:52

O projeto é de autoria do vereador Betão Carneiro (PP)

Salvar imagem

| Crédito: Mariana Basso

por Júlia Costa

Na sessão de terça-feira, 19, foi aprovado o Projeto de Lei Legislativo que institui a Semana do Campo Limpo no município de Vacaria. O projeto é de autoria do vereador Betão Carneiro do PP. 

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é a conscientização dos agricultores quanto a importância da correta manipulação, bem como a devolução adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas. 

As atividades da “Semana do Campo Limpo” terão início no dia 18 de agosto de cada ano, data em que é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo.

Para a realização, serão feitas parcerias com diferentes agentes: agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias fabricantes, poder público, e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. 

O Sistema Campo Limpo, é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, no qual o Instituto atua como núcleo de inteligência.

Quando as embalagens são abandonadas no ambiente, ou descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e das pessoas.

Atualmente, por volta de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas no Brasil tem seu destino dado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, seja para reciclagem ou incineração. 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces