Aprovado projeto que destina R$ 100 mil para estruturar a Unidade de Saúde do Trabalhador em Vacaria

24/03/2015

24/03/15 12:00:00

| Crédito: foto meramente ilustrativa

Os vereadores aprovaram na segunda (23), projeto de lei que repassa R$ 100 mil do Fundo estadual da saúde para o Município. O recurso é destinado para a estruturação da Unidade de Saúde do Trabalhador em Vacaria.

“O recurso é para adequar um espaço físico para receber essa Unidade regional de saúde do trabalhador. Não se trata de uma unidade de atendimento ao trabalhador, mas de uma unidade responsável pela criação de políticas, capazes de proteger os trabalhadores dos impactos das atividades que exercem” disse o vereador Valdecir Panisson (PT) durante o debate do projeto. Segundo Panisson, além do recurso inicial, de R$ 100 mil, o Município receberá R$ 20 mil mensais para a manutenção da Unidade.

A vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva (PMDB) aproveitou as discussões do projeto para lembrar dos trabalhadores da área da maçã. Elisabete, que advoga e trabalha com direito previdenciário, relatou que muitos trabalhadores são afastados por problemas de coluna, devido ao peso que carregam e também por tendinite, devido ao esforço repetitivo. “Um outro problema que eu vejo na área da maçã é o frio. Tem lugares em que as câmaras frias são abertas e o frio atinge todos os que fazem a seleção. Tem gente que acaba com pneumonia” afirmou.

O vereador Romoaldo Michelon (PT) chamou à atenção para o cuidado do trabalhador que atua no sol. “A proposta da Unidade é muito interessante. Quem mais vai necessita de cuidado são os que trabalham no sol, pois o sol aqui no Sul está muito agressivo. Tem muita gente com câncer de pele, alguns por descuido, outros pela exposição excessiva ao sol ” disse.

O projeto de lei 31/2015 foi aprovado por unanimidade.

Por Giana Pontalti.