APAE recebe homenagem da Câmara

15/10/2014

15/10/14 12:00:00

A Câmara de Vacaria prestou homenagem, na noite de terça(14), à Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais de Vacaria que completou 50 anos de atuação.

A solenidade, presidida pelo vereador Antônio Almeida, destacou a história da entidade que foi fundada em 08 de outubro de 1964. A origem da APAE remete à atitude do Senhor Humberto Campetti, pai de Estela, uma menina com síndrome de Down, que contratou uma professora para dar aulas à filha. Há 40 anos, era considerado vergonhoso sair às ruas com pessoas com deficiência. Campetti quebrou paradigmas e começou a mudar a história da cidade.

A homenagem à APAE foi proposta pelo vereador Betão Carneiro, PDT e aceita por todos os vereadores. Durante a solenidade, Betão falou sobre o valor da vida e ressaltou o preconceito ainda sofrido pelas pessoas com deficiência. “Você já parou para pensar que um filho, um neto, um parente seu pode nascer com uma deficiência ou pode adquiri-la por motivo de doença ou acidente? Não existe a segurança do acerto eterno. Temos que lembrar que o preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível. E a vida não tem controle remoto. Você tem que levantar e mudar. Portanto, mude, transforme, apoie e entenda que diferente é aquele que vê limitações nos outros onde Deus pôs possibilidades e limitações” afirmou.

A vereadora Jane Andreola Oliboni, PP, que também é funcionária da APAE, durante o seu pronunciamento fez agradecimentos e destacou o seu crescimento pessoal e profissional ao trabalhar na entidade. “ Eu agradeço muito pela oportunidade de estar no caminho de vocês e de ter tido a oportunidade de me aperfeiçoar como ser humano. É imenso o meu sentimento de admiração por cada um de vocês, meus colegas.” disse.

Jane reforçou, também, que o nascimento de uma criança especial é uma oportunidade de aprendizado. “Acredito que nada nessa vida acontece por acaso. E quando se tem um filho, planejado ou não, é sempre sinônimo de renovação, de nova viva, de continuidade. E quando nos deparamos com a chegada de um bebê, portador de deficiência, se inicia um caminho de crescimento, de fortalecimentos de laços, de compromisso de amar. Uma criança especial, vem para nós - pais, parente, amigos, professores - para que tenhamos a oportunidade de nos desenvolvermos junto a ele.” completou.

O Presidente e a diretora da APAE também se pronunciaram. O atual presidente, Senhor Jorge Danilo da Rosa, destacou o privilégio de ser pai de uma menina portadora da Síndrome de Down. “Convivo e vivo na APAE há 27 anos, através da minha filha Darlize, que Deus me deu a graça de tê-la em minha casa para me tornar um pai especial” salientou.

Danilo disse que a solenidade não era um momento para falar de dificuldades, mas para destacar todos os que já passaram e lutaram pela entidade. “Estar aqui, nessa casa, para receber essa homenagem em nome da APAE é gratificante, é honroso e nos motiva muito para o trabalho de continuidade. Não posso esquecer que já recebi o barco ancorado. E que estar à frente da entidade é um compromisso para que todos os que precisam da APAE, recebam um atendimento digno” salientou.

A diretora da APAE, Adriana Reck Benato, ressaltou que o objetivo da entidade foi atingido desde o início das atividades, graças ao empenho de todas as pessoas que passaram pela entidade. “Nesses 50 anos, a APAE passou por diversos processos, desde a simples mudança de endereço até mudanças de beneficiários, de diretoria, de pessoas que passaram nessa entidade para conseguir realizar o trabalho que hoje é feito. O objetivo da APAE sempre foi dar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Esse objetivo desde sempre foi atingido' destacou.

A diretora agradeceu o apoio dos poderes públicos e dos 3.000 doadores. Aproveitou o momento para informar aos representantes do legislativo e executivo que a entidade chegou a sua capacidade máxima de atendimento. “ Ao mesmo tempo que me orgulho em dizer que atendemos os alunos, hoje, da melhor maneira possível, precisamos fazer um alerta. Se uma nova mãe nos nos procurar, não conseguimos atendê-la. Como vamos dizer não para uma mãe, para um pai que chega com seu bebê buscando ajuda?” indagou. Adriana explicou que são atendidas 330 pessoas entre 0 e 60 anos e que a capacidade atual de atendimento é de 300.

O presidente da Câmara, Antônio Almeida, disse que o legislativo estuda uma forma de apoiar à entidade e se comprometeu de apresentar ao Presidente do próximo ano, a revindicação para que o legislativo apoie um novo programa da APAE.

Muitos representantes de entidades e clubes de serviço de Vacaria vieram acompanhar a homenagem: Liga feminina de combate ao câncer, Lions, Rotary, AMMA, Associação Pró-Renais Crônicos, entre outros. A mesa de destaque foi composta pelo Vereador Antônio Almeida, Jorge Danilo da Rosa, Presidente da APAE; Sílvia Petró Carneiro, Secretária de Desenvolvimento Social, no ato representando o Prefeito Municipal; Dom Orlando Dotti, Bispo Emérito de Vacaria e Carlos Alberto Defaveri, Delegado Regional de Polícia.