ANTONIO GOLIN RECEBERÁ O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE VACARIA

28/03/2017

28/03/17 02:26:08

Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, (27).

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira(27), o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2017 de autoria do Ver. André Luiz Rokoski(PMDB) que concede o Título de Cidadão Honorário de Vacaria ao Sr. Antonio Golin.
Conhecido como Toni Borracheiro é nascido em 19 de fevereiro de 1933, atualmente com 84 anos de idade é natural de Erechim – RS, filho de Luis Golin e Dona Regina Captâneo , casado com a Sra Norma Boeira da Rosa Golin. Deste casamento nasceram os filhos Lúcio Antonio Golin, Rosângela Golin e Paulo Golin. É avô de 9 nestos e 1 bisneta, sendo eles: Luciano, Luis, Ana Paula, Juliana, Ana Luiza, Cristiane, Felipe, Oberdan e Fábio, estes dois últimos, atuais jogadores profissionais do Grêmio Esportivo Glória de Vacaria. Além dos netos, conta ainda com a bisneta Lívia e ansiosamente aguarda a chegada da bisneta Mônica.
Na sua infância estudou em Erechim e após mudou-se para cidade de Capinzal – SC, onde sua família fundou o Frigorífico Ouro, hoje atual Perdigão. Nesta mesma época, começou a jogar futebol pelo Arabutan Futebol Clube de Capinzal, onde despertou o interesse do Grêmio Santanense do município de Santana do Livramento.
Em Santana do Livramento serviu ao Exército do 7° Regimento da Cavalaria, quando também concluiu o Ensino Médio nesta cidade e iniciou os estudos na Faculdade de Economia.
Em 1952, já jogando futebol profissionalmente, foi transferido para o Glória de Carazinho, dedicando-se totalmente ao futebol profissional.
Já em 1953, foi transferido para o time Uiacuruz de Concórdia – SC e em 1957 foi transferido para o Sadia, por uma transação de valor altíssimo para os padrões da época.
Por volta de 1959, jogou pelo Real de Francisco Beltrão, onde disputou os campeonatos estaduais.
Em 1962, Antonio Golin parou com o futebol profissional. Na época residia em Concórdia, onde trabalhava no Fisco Estadual e fez concurso para arbitragem na antiga CBD, hoje conhecida como CBF.
Em 1965, mudou-se para Vacaria onde reside até os dias atuais. Nesta mesma época, foi nomeado delegado da Federação Gaúcha de Futebol.
Aposentado em Vacaria, juntamente com sua família construíram a Churrascaria e Hotel Altos da Glória, onde hoje é o Restaurante Pichetti e Pichetti.
Nesta mesma época, deu início à Borracharia do Toni, que hoje é sinônimo de tradição na cidade.
Ainda em 1970, o conhecido Toni Borracheiro, prestou serviços ao Glória de Vacaria, sem custo algum, ajudando de forma voluntária na construção do Estádio Altos da Glória.
Ainda neste clube, trabalhou com escolinha de futebol e também comandou o Juniores do Glória.
Como borracheiro, começou uma bela história no município de Vacaria. No meses de dezembro, próximo ao Natal e em Outubro no Dia das Crianças, dava início a projetos com crianças carentes, que residiam em seu bairro.
Dono de uma inestimável FUBICA ANO 1929, o famoso Toni Borracheiro, se especializou na área “medicinal”, desenvolvendo uma técnica totalmente inovadora e que até os dias de hoje serve de alento para muitas pessoas, as quais, em muitos casos são socorridas pelo Toni.
Popularmente conhecido como “Médico das Quebraduras” por criar remédios caseiros e ajudar pessoas com quebraduras, com o passar dos anos, conquistou o carinho e admiração de grande parte da população de Vacaria e Região, que até hoje procuram o Toni Borracheiro para curar suas enfermidades.
Em 1992 já com uma popularidade muito grande devido ao envolvimento com as pessoasda cidade, Tony Borracheiro se elegeu Vereador do Município de Vacaria, com aproximadamente 600 votos, quando desenvolveu um trabalho voltado a atender as necessidades das pessoas. Era vereador e trabalhava na borracharia.
Após seu mandato, o famoso Toni Borracheiro, se dedicou à borracharia e a ajudar as pessoas necessitadas com suas enfermidades.
Em 2016, se aposentou da borracharia, mas ainda continua com seus atendimentos medicinais para as pessoas em sua casa.
No próximo dia 30 de julho o Sr. Antonio Golin e sua esposa, Dona Norma, vão comemorar Bodas de Diamante, ao completar 60 anos de matrimônio.
Atualmente, Toni Borracheiro reside no Bairro Glória e deixou sua marca na história de Vacaria como uma pessoa que sempre se dedicou em ajudar a comunidade.