Promovido pela ONG Passo Amigo e o programa TEAcolhe evento proporcionou um espaço de reflexão e inspiração para famílias, professores, profissionais da saúde e toda a comunidade
A Câmara Municipal sediou nesta quinta-feira, 28/08, uma palestra transformadora conduzida por Rosemeri Guerin e sua filha, a jovem autista e ativista Eduarda Guerin. O encontro foi promovido pela ONG Passo Amigo e o programa TEAcolhe reuniu um público atento e emocionado para ouvir uma história de vida marcada por desafios, superação e esperança.
Uma trajetória de luta
Rosemeri relatou sua experiência como mãe atípica diante das dificuldades em garantir os direitos de Eduarda. Da exclusão em escolas e atividades infantis ao enfrentamento de diagnósticos equivocados, a caminhada foi árdua e exigiu coragem. “Acreditei, por muito tempo, que ter uma filha autista era uma condenação. Mas foi através do amor e da fé que encontrei forças para lutar”, disse.
A voz de Eduarda
Aos 19 anos, Eduarda Guerin trouxe ao público sua visão como jovem autista, relatando as dores do bullying escolar e da exclusão social, mas também o impacto positivo que encontrou na arte, na música e na escrita. Autora de livros que abordam sua vivência, ela destacou a importância da comunicação alternativa e do protagonismo das pessoas autistas. “Muitos falam do luto das mães, mas pouco se fala do luto do próprio autista, que também sofre ao se perceber diferente”, afirmou.
O encontro ressaltou a necessidade de políticas públicas eficazes, formação adequada para profissionais da educação e acolhimento nas escolas. “Sem educação não existe inclusão. E sem empatia nenhuma lei será suficiente”, destacou Rosemeri.
Promovido pela ONG Passo Amigo, o evento proporcionou um espaço de reflexão e inspiração para famílias, professores, profissionais da saúde e toda a comunidade. Mais do que uma palestra, foi um convite a repensar atitudes e fortalecer a luta por uma sociedade mais inclusiva.
O presidente da Frente Parlamentar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pessoas com Deficiência, vereador Douglas Cenci, destacou a importância do momento e reforçou o compromisso do Legislativo com a causa:
“Eu queria agradecer, em nome da Frente Parlamentar de Defesa dos Autistas e PCDs. Saliento a importância de cada instituição presente, mães, professores, pais, e o quanto isso nos enche de esperança. Temos consciência de que o poder público ainda está em dívida, que há muito a fazer pelas escolas e pelas famílias, mas sabemos que estamos no caminho certo, passo a passo, para termos em Vacaria e na região um serviço de excelência. Cada gesto e palavra compartilhada hoje fortalece famílias, constrói inclusão e abre caminhos para o amanhã. Que nunca falte motivação para continuarem, pois a missão de vocês ilumina vidas e planta esperança.”