ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DE VACARIA RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO PELOS SEUS 46 ANOS

12/07/2022

12/07/22 02:20:37

Grupo atua contra o vício no álcool através de ajuda mútua

| Crédito: Millena Zibetti

por Júlia Costa

Na sessão ordinária de segunda-feira, 11, o Grupo dos Pampas Alcoólicos Anônimos de Vacaria recebeu uma homenagem pelos 46 anos de atuação no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando Cechinato do PSB.

“São 46 anos de existência de luta, de trabalho e dedicação em prol de uma nobre e justa causa que ressocializa, reintegra e recupera pessoas”, comentou o vereador proponente.

Os Alcoólicos Anônimos estão em 180 países. Apenas no Rio Grande do Sul são 392 grupos que se reúnem e, através da ajuda mútua, lutam contra o vício do álcool, vivendo um dia de cada vez.

A psicóloga do grupo, Neiva Pacheco, que trabalha há 42 anos no grupo, ponderou o poder do álcool nas famílias: “Nesse processo de comportamento, existe um adoecimento de toda a família. O cara tem problema com álcool e a sua família tem uma codependência, ou seja, ela passa a viver em função deste indivíduo. O grupo é o lugar onde se vai aprender uma nova vida, porque se começa a deixar toda a euforia inicial do álcool.”

O neurologista Alexandre Visentin, que é voluntário no grupo, reiterou a importância de se procurar ajuda: “O álcool é muito possível de se tratar, haja vista quantas pessoas já passaram nestes 20 anos que estou lá. Muitas se curaram. Temos que levar muito a sério essa patologia porque ela é tratável e controlável.”

Para Sérgio Farias, membro e coordenador do AA de Vacaria, o trabalho do grupo é essencial: “Deveria ser exemplo para todos os órgãos de saúde e ter todos os privilégios porque é de fato um trabalho que faz Vacaria melhor, cuidando do futuro da nossa cidade. Mais do que isso, recuperando vidas, pessoas que amamos”.

Os encontros do AA acontecem nas terças e sextas-feiras às 20h no Centro Médico Municipal. Para participar basta querer parar de beber.

Quem quiser, pode assistir a Sessão Ordinária, da qual faz parte a homenagem, na página da Câmara no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.