ADOTECA E TURISMO EDUCATIVO

10/05/2017

10/05/17 02:33:47

Projeto Legislativo e Indicação da Vereadora Rita de Cássia Zamboni(PSB) foram aprovados por unanimidade.

Durante Sessão Ordinária realizada na última terça-feira(09), a Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 14/2017 de autoria da Vereadora Rita de Cássia Zamboni(PSB) que institui no município o Programa Adoteca. A proposta visa manter as instalações das bibliotecas públicas e escolares nas melhores condições possíveis, introduzir novas tecnologias para acesso à leitura, além de conservar, otimizar e incrementar o acervo de livros, possibilitando também à população de baixa renda acesso cada vez mais facilitado a um acervo de qualidade.
Ao justificar sua proposição a Vereadora Rita Zamboni destaca a leitura como fonte de conhecimento e de aprendizado entre crianças e jovens devendo ser estimulada. Sabemos que o hábito da leitura está associado a um melhor desempenho escolar e também nos mais variados ramos profissionais. Além disso, é importante incentivar a participação empresarial na cultura da cidade e o hábito de ter seu nome ligado a empreendimentos culturais de qualidade.
Através da participação de empresas de nossa cidade, que possuem sensibilidade social e a parceria do Poder Público, será possível proporcionar à nossa população um maior desenvolvimento cultural e intelectual. As variadas formas de participação empresarial na cultura local hoje existentes, através da Lei de Incentivo a Cultura, são exemplos positivos da importância de efetuar parcerias para avanços nessa área.
A Vereadora Rita de Cássia Zamboni também teve aprovada por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça-feira a Indicação de nº 45/2017 que sugere à Administração Municipal o envio de projeto ao Legislativo instituindo o Programa Turismo Educativo, que consiste em criar junto às escolas municipais uma programação de visitação dos alunos às Praças, Ruas, Bairros, Monumentos, Museu, Biblioteca e Universidades, dentre outros.
Em sua justificativa a Vereadora afirmou: “Existem muitos alunos que frequentam a rede municipal de ensino que, apesar do interesse, não conhecem os monumentos históricos e outros pontos de interesse cultural e turístico da cidade. Portanto, a Indicação sugere atender essas crianças, assegurando-lhes o direito ao acesso à cultura e ao lazer, não restritos à educação formal dentro dos limites físicos das escolas”.