ABERTURA OIFICAL DO 31º RODEIO CRIOULO INTERNACIONAL

25/01/2016

25/01/16 03:52:20

Poder Legislativo se fez presente à cerimônia de abertrura, no Parque dos Rodeios.

| Crédito: Câmara Municipal

No último sábado(23), o Presidente da Câmara de Vereadores de Vacaria Ver. Valdecir Panisson, participou da solenidade de abertura oficial do 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria realizada no Palanque Oficial da Cancha da Ferradura. Também compareceram a cerimônia de abertura os Vereadores Jag Souza (PT) e Romoaldo Michelon (PT), que foi o representante do Poder Legislativo no Desfile Temático e de Cavalarianos, realizado na manhã de sábado, pelas ruas da cidade.
Ao fazer uso da palavra, assim se manifestou o Presidente do Poder Legislativo:
“31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria: Hoje com o parque da ferradura lotado através do CTG Porteira do Rio Grande o nosso município pede cancha para realizar o 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria; a maior festa da tradição Gaúcha da América Latina que preserva os costumes campeiros, artísticos, culturais, éticos e morais, cultuados em nosso meio tomando conta da vivência de nosso povo durante o Rodeio, festa que representa um grande marco na nossa história e na marca registrada dos vacarianos que é a hospitalidade e se funde na realização desta grande festa mantendo viva a nossa cultura.
Queremos neste momento fazer uma saudação; a todos os presentes, e de forma especial saudar a todas as ntidades tradicionalistas, ao MTG, CTGs, Piquetes, Quadro, de Laçadores, Grupos de Cavalgada, Delegações, Caravanas e a cada um dos competidores das diversas provas artísticas e campeiras deste Rodeio; Símbolo Máximo da cultura gaucha reunida em um só lugar.

O Rodeio é uma atividade que provém do trabalho das fazendas onde há uma pecuária acentuada, e o que é praticado na zona rural foi transportado para a cancha, transformado em esporte e por consequência passou a ter importância econômica e cultural para a região onde congrega tradicionalismo, cultura e lazer.

O Poder Legislativo de Vacaria juntamente com as Entidades Organizadoras tem o compromisso efetivo de apoiar este evento que vive e revive a relação entre o homem e o cavalo, respeitando os limites e necessidades de cada um oportunizando um relacionamento sociável e respeitoso entre todos os participantes, familiares e amigos preservando a convivência cultural das gerações, seus usos e costumes, além de oportunizar a aproximação dos jovens a momentos que fizeram parte do dia a dia de seus antepassados e fazem parte da cultura e da história das famílias gaúchas.
A realização do Rodeio ao redor de um fogo de chão com churrasco poesia música e dança, gineteada e tiro de laço relembra a nossa história.
Cultuar a tradição não é tarefa fácil; exige trabalho firme, honrado e dedicado na preservação e o desenvolvimento da nossa cultura.
Ser gaúcho é ser digno. O povo gaúcho valoriza sua história e exalta sempre a bravura de seus antepassados expressando pela sua tradição, seu apego a terra, a família, a moral e aos bons costumes.
Quando falamos em Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, não podemos esquecer que os tempos mudaram, mas o tradicionalismo permanece e a sua história continua trazendo aos nossos olhos a beleza, o encanto e o orgulho de bater no peito e dizer que somos gaúchos.

VIVA O RODEIO!

VIVA A TRADIÇÃO GAÚCHA!