​​​​CÂMARA INAUGUROU SALA DE COMUNICAÇÃO FIRMO CARNEIRO

15/12/2017

15/12/17 09:17:02

Comunicador e vereador foi homenageado durante solenidade

por Elenise Minella

O Poder Legislativo vacariense realizou nesta quinta-feira(14), a solenidade de inauguração da Sala de Comunicação Firmo Carneiro. O espaço foi denominado a partir de uma proposição apresentada pelo vereador André Luiz Rokoski(PMDB), aprovada por todos os vereadores.

Firmo Carneiro nasceu em Vacaria em 1923 e iniciou sua atuação como comunicador no serviço de alto-falante existente na praça Daltro Filho. O estúdio ficava no 2º andar do antigo Cine Guarani, onde hoje está localizada a Loja Volpato.

Na década de 50 Firmo atuou na Rádio São Leopoldo, posteriormente na Rádio Caxias e em uma emissora da cidade de Florianópolis.

Em 1954 entrou no ar a Rádio Difusora de Vacaria e lá estava Firmo Carneiro a frente dos microfones. Firmo foi ainda correspondente da Companhia Jornalística Caldas Júnior para quem repassava as notícias de Vacaria e região.

Em 1960 Firmo Carneiro compôs a primeira equipe de comunicadores da Rádio Esmeralda, onde permaneceu até o ano de 1968, quando foi para a Rádio Fátima onde atuou por mais de 30 anos.

Firmo foi ainda colaborador do Jornal Correio Vacariense.

Vereador nas legislaturas de 1950, 1960, 1989, 1993 e 1996, foi também vice-presidente do Poder Legislativo. Firmo Carneiro foi ainda candidato a deputado estadual nos anos 80, quando obteve expressiva votação.

O Departaemnto de Comunicação da Câmara passou por um processo de reestruturação na atual legislatura, quando além das funções da assessoria de imprensa passou a realizar as transmissões das sessões do legislativo através da TV Câmara e a produção de vídeos institucionais e informativos sobre as ações realizadas pelo Poder Legislativo.

Em nome da família de Firmo Carneiro, durante a solenidade manifestou-se seu filho, o vereador suplente Betão Carneiro que agradeceu a todos pela homenagem.