120 ANOS DA PRESENÇA DOS FREIS CAPUCHINHOS NO RS

19/04/2016

19/04/16 10:34:39

Homenagem foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira(18).

| Crédito: Arquivo Freis Capuchinhos

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade durante sessão ordinária desta segunda-feira a realização de uma sessão solene em homenagem aos 120 anos da presença dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul. A proposição foi apresentada pelo Vereador Valdecir Francisco Panisson (PT), que justificou sua solicitação pelos relevantes trabalhos realizados para a comunidade pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, um ramo da família franciscana, surgido no inicio do Século XVI, em meio as grandes transformações sócias, econômicas, politicas e religiosas, que deram início a modernidade.
O zelo apostólico do Frei Bruno, superior da missão, e ele mesmo missionário, o levou para além da região da imigração italiana. No dia 25 de Novembro de 1899 partiu ele e o Frei Leão de Flores da Cunha, à cavalo, para pregar as missões em Vacaria até o dia 1° de Janeiro de 1900.
O resultado da missão culminou da parte do Frei Bruno com um projeto importante: a fundação de duas escolas, com internato: uma para os rapazes e outra para as moças. Embora um pouco alternado, esse projeto se concretizou com a vinda das Irmãs de São José em 1903 e, dos Irmãos Lassalistas em 1907, os quais permaneceram em Vacaria por apenas dois anos. Sucederam-lhe posteriormente, os Irmãos Maristas. Vacaria conhece e reconhece a importância destes dois colégios no campo educacional.
Se a educação de Vacaria foi promovida inicialmente pelos capuchinhos, muito mais se deve dizer que a construção da Catedral, obra prima de arte, símbolo de Vacaria, é resultado do trabalho dos capuchinhos franceses. Nenhum templo do Brasil sintetiza tão belamente em pedra moura o estilo gótico e o arrojo das torres apontando para o infinito.
Na avaliação do Ver. Panisson, é mais do que justo, portanto, que esta Câmara de Vereadores se alie a muitas outras para prestar homenagem aos capuchinhos por ocasião dos 120 anos da sua chegada ao RS. A sessão solene se realizará no próximo dia 27 de setembro, terça-feira, às 19 horas.