11/07 Comérciários não opinaram na audiência pública desta quarta

11/07/2012

13/07/12 12:00:00

O Plenário da Câmara recebeu nesta noite, comerciantes e comerciários para debater o fechamento do comércio nos últimos dois sábados de cada mês, no turno da tarde. O fechamento das lojas é o enfoque do Projeto de Lei Complementar 01/2012 de autoria do vereador Leandro Borges de Lima, em debate público nesta noite.

Leandro abriu a audiência defendendo a sua iniciativa. “O projeto tem o intuito de ampliar a qualidade de vida de quem trabalha no comércio. Por que não fechar as lojas nos últimos dois sábados, no período da tarde, já que o movimento reduz consideravelmente? O comerciário poderia, desta forma, ter mais tempo livre para o descanso e o convívio familiar.”

Wenceslau Ferreira, assessor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas, ocupou a tribuna para apontar que o fechamento do comércio nos últimos dois sábados seria um retrocesso para o município. Wenceslau considera importante o debate sobre a qualidade de vida dos trabalhadores. Questionou, porém, se este era realmente o motivo do projeto. “Me soa uma prática única e exclusivamente eleitoreira”, disse o assessor.

Paulo Lemos Vasques, da Câmara de Indústria e Comércio também falou ao público. Defendeu a liberdade de cada comerciante em decidir pela abertura ou fechamento de sua loja aos sábados. Quanto aos comerciários, explanou: “Cada um tem a liberdade de buscar um local para trabalhar que abra ou não, nesse período.”

As manifestações da audiência foram todas contra o projeto. Importante destacar que nenhum representante dos comerciários ocupou a tribuna. O Vereador Douglas Firmino Borges, PMDB, que presidiu a audiência, lembrou que é fundamental ouvir todas as partes antes de emitir um parecer final sobre o projeto.