10/09 Semana Farroupilha 2012: Câmara concede troféu à Fátima Gimenez

10/09/2012

10/09/12 12:00:00

A partir do próximo sábado, dia 15 inicia a Semana Farroupilha 2012. A partir das 23h acontece o Baile de Abertura Oficial da Semana, no CTG Porteira do Rio Grande.

Cafés campeiros, bailes, tertúlias, shows, missa crioula, palestras e atividades no Parque de Rodeios além do  desfile temático fazem parte dos festejos da semana.

A Câmara de Vereadores apoia a Semana Farroupilha 2012. No dia 18 de setembro, a Câmara oferece o café campeiro no CTG Porteira do Rio Grande, às 9h. À tarde, dirige a solenidade de entrega do troféu Candeeiro Farrapo, prêmio concedido anualmente a uma personalidade que tenha se destacado na divulgação e promoção da cultura farroupílha. Pela primeira vez, o troféu será entregue a uma mulher. Fátima Gimenez é cantora e compositora de músicas gaúchas. Em 1989, gravou em LP o Hino do Rio Grande do Sul,  contribuindo para a sua popularização.

Saiba mais sobre o Candeeiro Farrapo:

Candeeiro Farrapo

por Giana Pontalti

assessora de comunicação da Câmara de Vereadores

Os costumes de um povo são transmitidos de pai para filho, através da convivência e do exemplo. Manter as tradições em uma época em que as tecnologias da informação abrem janelas para o mundo e encurtam distâncias não é tarefa fácil.

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que se destaca pela manutenção de sua cultura. É um estado com raízes profundas, com gente que se orgulha de pertencer aos pampas. Em solenidades formais ou até mesmo quando um time gaúcho de futebol entra em campo, o povo enche o peito para entoar: “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

E são as façanhas de gaúchos que trabalham em prol da preservação da cultura farroupilha que motivaram a criação do prêmio Candeeiro Farrapo. Anualmente, em comemoração a Semana Farroupilha, a Câmara de Vereadores de Vacaria concede troféu a uma personalidade de destaque na defesa, divulgação e culto às tradições farroupilhas.

O candeeiro é o símbolo desta homenagem, que quer mostrar e lembrar à sociedade aqueles gaúchos que dão luz, promovem, fazem crescer e perpetuar a cultura gaúcha.

O prêmio foi criado em 2004 e já homenageou grandes expoentes como Paixão Cortês, Werner Schunemann, Mano Lima, Adelar Bertussi, Nico Fagundes, Elton Saldanha, Volmir Martins e o Gildinho dos Monarcas. Neste ano vai homenagear, pela primeira vez, uma mulher. Fátima Gimenez, cantora e compositora tradicionalista, vai receber o Candeeiro Farrapo 2012.

Em 1989, Fátima Gimenez gravou LP, interpretando o Hino Riograndense. Na época o hino era pouco conhecido. Sua gravação, contribuiu muito para torná-lo parte da história presente de cada gaúcho.

O Candeeiro Farrapo será entregue no dia 18 de setembro, às 19h no CTG Porteira do Rio Grande. A solenidade integra as festividades da Semana Farroupilha e é aberta ao público. Após a solenidade, às 22h haverá show com a cantora.