SESSÃO SOLENE CONCEDE TÍTULOS EMÉRITOS E HONORÁRIOS A MÉDICOS E PROFISSIONAIS JURÍDICOS

08/11/23 03:04:38

Foram concedidas cinco homenagens na noite desta terça (17)

O plenário da Câmara Municipal de Vacaria lotou para a sessão solene na noite desta terça-feira. Foram concedidos títulos de cidadão emérito e cidadão honorário de Vacaria a cinco personagens relevantes na história do município: os médicos Enderson Carlos Zulianello da Silveira e José Luís Vial Felippi, o assessor jurídico do Ministério Público e professor universitário Felipe Vanin Rizzon, o defensor público-geral do estado do Rio Grande do Sul Antônio Flávio de Oliveira e o advogado, ex-defensor público e ex-vereador Jonas Ramão Jacobi dos Santos.

“E hoje, em nome da comunidade, a história se faz jus. Se faz jus ao trabalho do doutor Enderson, à dedicação do professor Felipe” - comentou Vinícius de Andrade (PDT) em sua fala na tribuna como autor da homenagem a Enderson Carlos Zulianello da Silveira e a Felipe Vanin Rizzon. Nos agradecimentos, Enderson apontou que “Meu sentimento principal é de gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho”. “Tenho certeza, meus caros, que sempre devotei o melhor de mim em todas as aulas que ministrei. Procurei trabalhar e atuar sempre na defesa dos interesses das pessoas menos favorecidas” - apontou o assessor jurídico e professor universitário Felipe Vanin Rizzon.

“Sabemos da importância e reconhecimento do seu trabalho como médico em nossa cidade e nossa comunidade” - citou Silvana Montanari (PL), autora da homenagem a José Luís Vial Felippi. “Sempre atendendo com muito zelo, ética e empenho, construindo uma trajetória de sucesso aqui no nosso município e região” - completou. Natural de Porto Alegre, José citou sua trajetória de vida e sua surpreendente decisão de deixar a capital do estado em direção ao interior. Ele fez a contraposição entre a “megalópole” com mais de 1 milhão de habitantes com a tranquilidade e a humanização de poder encontrar com seus pacientes no dia a dia: “é mais enriquecedora a experiência de atender pacientes que encontro depois, no comércio de rua, no mesmo dia em que os atendi, enquanto lá, na megalópole frenética, jamais nos veríamos. Ou se nos víssemos, jamais nos reconheceríamos”.

Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) foi a autora da homenagem ao defensor público-geral do estado Antônio Flávio de Oliveira. Seu discurso na tribuna arrancou aplausos do público e lágrimas de emoção do homenageado. “Falar do amigo Antônio Flávio não é difícil. Desde nossa convivência nos tempos de escola, era visível a sua preocupação na sua competência, humildade, entusiasmo e comprometimento com as causas sociais e o bem-estar das pessoas” - apontou Selmari. “Posso afirmar que o bem supremo de sua atividade é fazer com que a justiça chegue”.

“Um menino que descobriu nos livros na penumbra do quarto do fundo uma forma de dobrar um destino já traçado, muito orgulho tem do lugar onde nasceu”. Natural de Vacaria, Antônio Flávio de Oliveira é formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Campus Vacaria. No cargo máximo da defensoria pública estadual desde 2020, Antônio relembrou sua infância no município e, em seu discurso na tribuna, agradeceu o reconhecimento recebido: “De todas as homenagens que alguém pode vir a receber, nenhuma se assemelha ao reconhecimento de seu povo”.

Coube a Pingo Rezende (Progressistas) a autoria da homenagem ao advogado, ex-defensor público e ex-vereador Jonas Ramão Jacobi dos Santos. Pingo citou o trabalho de Jonas nas quase três décadas como parlamentar no município: “Mesmo sem ficha, o senhor atendia até a última pessoa que estava lá aguardando. Então o senhor fazia com muito gosto, com muito empenho em atender as pessoas. E isso o senhor carrega até hoje” - aponta.

Natural de Barracão, Jonas Ramão Jacobi dos Santos reside em Vacaria desde os 11 anos de idade. Foi vereador por 28 anos (1977-2004), sendo reeleito seis vezes. Foi presidente da Câmara Municipal de Vacaria em 1997. Em seu discurso, ressaltou que escolheu Vacaria para viver. “Eu escolhi Vacaria. Porque o nascimento aqui ou acolá é uma coisa do destino. Agora: eu estou em Vacaria há 59 anos. Vacaria me abraçou, Vacaria me prestigiou, Vacaria me ajudou e foi aqui nesta terra de Vacaria que eu constituí minha família, que eu trabalhei, que eu me formei e que eu me lancei na política”.