REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO E DE ENTIDADES VACARIENSES CONHECEM TRABALHOS VOLTADOS AOS AUTISTAS EM CAXIAS DO SUL

18/11/2022

01/12/22 12:03:49

Comitiva no Centro de Autismo em Caxias do Sul | Crédito: Saulo Vargas

por Saulo Vargas e Júlia Costa

Acompanhados de representantes de entidades vacarienses, o presidente da Câmara Municipal de Vacaria, Fabiano Vacaria, e o diretor da Câmara, Enio Schinato, cumpriram agenda, no último dia 18 de novembro, em Caxias do Sul. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho do Centro de Autismo do município, da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas e do TEAcolhe.

Fizeram parte da comitiva a presidente e a vice-presidente da AFACCS (Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra), Ana Paula Dal Bosco e Bruna Visentin, e a vice-diretora da APAE Vacaria, Maria Aparecida Fabris. Participou ainda junto aos vacarienses, a presidente da Associação TEAjuntos de Caxias do Sul, Jussara Monteiro.

Eles seguiram primeiro ao Centro de Autismo, que é uma entidade que foi inaugurada em agosto deste ano num convênio realizado entre o município de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do Centro de Assistência à Saúde do Círculo.

“As pessoas envolvidas no início do nosso projeto eram pessoas que sempre foram muito afins e empáticas com a causa. Então, elas trouxeram a sua caminhada dentro do Autismo e também sabiam as coisas que precisavam ser melhoradas para iniciarmos um trabalho que fosse consistente e eficaz”, disse a Coordenadora do Centro de Autismo, Denise Schneider Igansi. Ainda expôs o trabalho do Centro, a Gerente do Centro de Assistência e Saúde do Circulo, Ivonete Polidoro Pontalti

Dando prosseguimento à agenda, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, a comitiva reuniu-se com representantes da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, presidida pela vereadora Tatiane Frizzo e com a participação do vereador Olmir Cadore.

“Poucas Frentes conseguiram o resultado que a Frente de autismo conseguiu. Temos uma grande repercussão em diversos municípios. Mas ela não surgiu do nada, foi um trabalho intenso realizado por nós, de buscar as entidades e instituições, inclusive de municípios próximos, que se somaram e o resultado é bem produtivo e estimulador”, comentou o vereador Olmir Cadore.

Na parte da tarde, aconteceu a visita ao TEAcolhe - Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, realizado pelo Centro de Saúde Clélia Spinato Manfro. Eles foram recepcionados pela coordenadora técnica do Programa, Aline Aita, que apresentou o local, que comporta um centro de atendimento com estrutura ampla e equipamentos necessários para diagnóstico e auxílio no desenvolvimento das pessoas no espectro autista.

Toda a agenda visou a troca de conhecimentos e experiências, com a finalidade de trazer de volta a Vacaria modelos para serem implantadas soluções para atender os interesses dos autistas e familiares no município.

“Foi um dia de troca de informações muito importante e produtivo, que elucidaram e ampliaram nossas ferramentas de trabalho, com muitos conhecimentos, na busca de construirmos e promovermos junto com a AFACCS, a APAE, a ONG Passo Amigo e o Poder Executivo, o desenvolvimento de mais políticas públicas de amparo e proteção para as crianças autistas de Vacaria e suas famílias em Vacaria”, ponderou o presidente do legislativo, Fabiano Vacaria.