PROJETO APROVA REPASSE DE R$ 500 MIL PARA OBRAS NA CASA DO POVO

23/11/23 04:12:40

Repasse é oriundo de uma emenda parlamentar da deputada federal Liziane Bayer (Republicanos-RS)

Sete projetos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (6) na Câmara Municipal de Vacaria. Todos foram de autoria do Poder Executivo.

Entre os mais relevantes, esteve um repasse de R$ 500 mil de uma emenda parlamentar da deputada federal Liziane Bayer (Republicanos-RS). O recurso será destinado para a troca da manta da cobertura e outras manutenções na Casa do Povo, único prédio do Rio Grande do Sul projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e seguirá as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Na sessão de terça-feira, foi acrescentada ao projeto a construção da Concha Acústica, no Monumento da Maçã.

“Há dois anos começou uma pequena infiltração e essa manta tem uma validade. A garantia é de cinco anos e como já haviam passado alguns anos, precisávamos trocar ela” - citou Orlando Ribeiro, diretor executivo da Secretaria de Cultura e Turismo. Liziane Bayer visitou pessoalmente a Casa do Povo em 2022 e se comprometeu a enviar projeto para manutenção do prédio, que abriga o Museu Municipal, a Biblioteca Pública Municipal, o anfiteatro e a própria Secretaria de Cultura e Turismo.

“Eu fico muito feliz em contribuir com a cultura e o turismo do município” - relatou a deputada Liziane Bayer (Republicanos-RS). “Nós vamos manter este patrimônio atuante e vivo na nossa história e na história de Vacaria” - completa.

Projetos aprovam concessões de terrenos à Rodoplast e Parceria Agrícola

Dois projetos concederam terrenos para o estabelecimento e expansão de empresas. 5 mil metros quadrados foram doados à empresa Parceria Agrícola, que trabalha com manutenção e reparaos de máquinas e equipamentos agrícolas e pretende investir R$ 500 mil na ampliação da sua infraestrutura.

Outros 32 mil metros quadrados foram concedidos à empresa Rodoplast. A empresa pretende ampliar a sua atuação na área ambiental, buscando novas fontes de aproveitamento de materiais e reciclagem focada na sustentabilidade. “A gente vai fazer uma central de recebimento de material plástico, vai fazer uma segregação e depois uma reciclagem, ou mecânica ou química. A mecânica pra usar nos produtos Rodoplast e a química pra transformar isso em outros produtos com valor agregado” - apontou Débora Secchi, engenheira química da empresa.

O novo terreno para a Rodoplast ocorrerá no lugar onde outra empresa, que possuía um projeto de geração de energia elétrica, teve que desistir do seu projeto por não conseguir as parcerias necessárias para viabilizar o investimento. Para regularizar a situação, a concessão do terreno foi revogada na sessão desta segunda. Segundo João Airton Boeira Pereira, diretor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, “era um projeto de uma indústria termelétrica que foi apresentado à Secretaria e naquele momento era viável a execução. Mas, com o passar do tempo, o próprio empreendedor entendeu por bem fazer a revogação” - completou. Sobre a Rodoplast, ele enfatizou que a expansão da empresa trará cerca de 200 novos empregos para o município.

Outros projetos aprovados incluíram R$ 4,6 milhões em pagamentos de vencimentos e vantagens de pessoal e obrigações patronais aos servidores municipais, R$ 5 mil para realização da 6ª Corrida do Bem Campos de Cima da Serra - que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município - e a contratação temporária e emergencial de três motoristas para a Secretaria Municipal de Saúde.