RESULTADOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PRESÍDIO MOTIVARAM USO DA TRIBUNA LIVRE - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

10/05/2018 |

Geral,

Notícias

RESULTADOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PRESÍDIO MOTIVARAM USO DA TRIBUNA LIVRE

Pesquisadores da antiga Fepagro apresentaram aos vereadores os projetos do Centro de Pesquisa da Região Nordeste

Taís Vargas
  (Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")
por Elenise Minella

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (08), o espaço da Tribuna Livre foi utilizado pelo professor e pesquisador Rogério Aires da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária(Fepagro), e atual Centro de Pesquisa da região nordeste.

Acompanhado do diretor do Centro Rodrigo dos Santos Mota, de pesquisadores, funcionários do setor administrativo e de campo Rogério relatou aos vereadores sobre os projetos de pesquisa que estão em andamento, vinculados ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do estado. As linhas de pesquisa são relacionadas ao melhoramento genético, à Fitotecnia, à irrigação e drenagem e ao sensoriamento remoto.

Nos últimos anos inclusive, foram firmadas diversas parcerias e convênios com instituições de ensino e pesquisa dentro e fora do estado que possibilitaram a continuidade dos investimentos em pesquisas e a maior integração com as cadeias produtivas.

O relato feito por Rogério foi motivado também pela Audiência Pública realizada pela Comissão de Segurança e Serviços públicos da Assembleia Legislativa gaúcha, no último dia 2 de maio, no plenário da Câmara Municipal, quando a área da antiga Fepagro foi lembrada como alternativa para ser utilizada como moeda de troca para levantar recursos para a construção de um novo presídio.

Logo após a apresentação do tema pelo pesquisador houve a manifestação dos vereadores que posicionaram-se sobre o assunto, reconhecendo a importância da presença dos pesquisadores da antiga Fepagro na Câmara para o esclarecimento de dúvidas quando a efetiva utilização da área para a pesquisa agropecuária. Cabe destacar ainda que houve unanimidade quanto a importância do apoio à atuação do Centro de Pesquisa da Região Nordeste.