PROJETO QUE VISA DESPERTAR NOVOS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA ESTÁ EM TRAMITAÇÃO - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

13/03/2018 |

Geral,

Notícias

PROJETO QUE VISA DESPERTAR NOVOS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA ESTÁ EM TRAMITAÇÃO

O vereador André Rokoski (PMDB) quer isentar os doadores de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais

Taís Vargas
  (Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")
por Giana Pontalti

Está em tramitação no legislativo vacariense, projeto de lei que propõe a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais para doadores de medula óssea. A proposta foi apresentada pelo vereador André Rokoski (PMDB), através do projeto de lei legislativo 02/2018. O projeto passou por duas discussões em plenário e aguarda o parecer das comissões permanentes. 

"Queremos com tal medida incentivar os vacarienses a serem doadores de medula óssea" explicou Andrezinho. Doadores regulares de sangue já contam com o benefício, garantido pela Lei ordinária 2.769/2009.

Para ser um pontencial doador de medula óssea, o candidato deve ir a um Hemocentro, fazer a coleta de 5ml de sangue e preencher um termo de consentimento. Depois disso, o candidato passa a integrar o Registro nacional de doadores de medula óssea - REDOME, onde são cruzados os dados de pacientes e doadores. Se compatível com algum paciente, o doador é contatado pelo Hemocentro para novos testes. A retirada da medula óssea só acontece se houver compatibilidade. É realizada em ambiente hospitalar quando a medula óssea (líquido presente em abundância nos ossos da bacia) é retirado. 

A medula óssea é responsável pela produção das células do sangue - leucócitos, hemácias, plaquetas. O transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única esperança de pacientes com leucemia. Saiba mais em: http://redome.inca.gov.br/