MARIA DA BOITA BORGES É CONDECORADA COM A MEDALHA MULHER CIDADÃ - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

07/03/2018 |

Geral,

Notícias

MARIA DA BOITA BORGES É CONDECORADA COM A MEDALHA MULHER CIDADÃ

Honraria destaca e reconhece o trabalho de mulheres comprometidas com o desenvolvimento de nossa cidade

Crystal Photos, Paulinho
  (Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")
por Giana Pontalti 

Todos os anos, na semana em que é celebrado o dia internacional da mulher, a Câmara Municipal entrega a Medalha Mulher Cidadã. Nesta terça-feira(06), o legislativo condecorou a professora Maria da Boita Borges.

Aos 71 anos, Maria recebeu a honraria que valoriza e reconhece o trabalho de mulheres vacarienses comprometidas com o desenvolvimento de nossa comunidade. Maria da Boita Borges é professora, catequista, voluntária da Igreja da Glória e Capela do Perpétuo Socorro. 

A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Lima (PTB) e acolhida por todos os vereadores. Durante a solenidade, o vereador destacou sua trajetória como aluno de Maria da Boita. "Procurei a professora para me preparar para um concurso. Minha preocupação, quando comecei, era saber como ia pagá-la. Vi que ela pouco se importava com isso. Mesmo sem me conhecer, confiou em mim, me preparou e incentivou" relatou. 

Marcos explicou que Maria da Boita oportuniza  jovens, adultos e às comunidades onde atua, avançarem. Oportunidade, segundo o vereador, é a palavra-chave nesta sociedade e a professora empresta os seus talentos aos outros, dando oportunidade às pessoas. 

Durante 45 anos, Maria da Boita esteve à frente das salas de aula,  alfabetizando alunos e ministrando aulas de português. Até hoje, dá aulas preparatórias para concursos em sua casa onde acolhe alunos,  independente do quanto podem pagar. Faz da sua profissão, a sua vocação, educando jovens e adultos para a cidadania. 

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), em seu pronunciamento, se referiu a Maria como mestre, salientando  que a professora compartilha não só o seu conhecimento científico, mas também humano. "Hoje digo, com certeza, que mestre não é aquele que nos ensina as respostas, mas sim aquele que nos ensina a questionar, a olhar ao nosso lado e nos fazer perguntas se as coisas que vemos podiam ser melhore e que responsabilidade temos em transformar aquilo que não está bom. Mestre Maria nos ensinou a pensar e a sonhar com uma cidade mais humana" disse.

A atuação de Maria da Boita extrapola as salas de aula. Maria é catequista de jovens e adultos na Paróquia da Glória e voluntária na missão continental em diversos bairros, incluindo o Santa Cruz. Atuou durante oito anos na pastoral carcerária, participou de visitas e serenatas aos doentes do hospital, entre muitas outras atividades que exerceu.

"Analisei a minha trajetória e concluí: na vida temos duas opções. Ou  escolho o trabalho com envolvimento, pensando no ser humano. Ou escolho o comodismo, o individualismo, o eu" proferiu Maria, em sua fala durante a solenidade.

O Padre Cláudio Prescendo, pároco da Igreja da Glória, foi convidado a falar sobre a voluntária. "Preparar cidadãos para o exercício da cidadania: este é o objetivo  da educação de um país. Eu penso que a Maria fez isso com uma valentia extraordinária. Parabéns por esse carisma que a senhora tem de alargar os horizontes para que o sujeito aprenda a pensar, construa o saber. E quem aprende a pensar e constrói o saber, vira cidadão. E o cidadão ativo não atrapalha a sociedade, ele se compromete na sociedade, luta nela em favor da justiça, da dignidade e  do desencurvamento" comentou.

Em sua fala, a homenageada ressaltou a importância do respeito por todas as pessoas. "Deus, na sua imensurável perfeição nos criou seres perfeitos, inteligentes, capazes de discernir o bem, o mal e a boa convivência e o bom relacionamento. Deu-nos dois olhos para observarmos, dois ouvidos para a escuta e uma boca para pronunciarmos sempre palavras sábias; buscar neste ensinamento, o respeito ao ser humano e tratá-lo como gente, nas suas diferenças. Esta foi e é a mola que pauta a minha vida todos os dias" proferiu Maria.

Além do proponente Marcos Lima(PTB) e da vereadora Selmari Souza da Silva(PT), falaram à homenageada os líderes de bancada Marcelo Dondé(PP), Fernando Maciel (PDT), Rita Zamboni (PSB) e Vanesa de Almeida Boiera(PSDB). 
"Tenha conviccção, dona Maria, que nós mulheres nos sentimos muito bem representadas pela senhora nesta honraria, pois ela é entregue a mulheres como você, que fazem a diferença" destacou Vanesa. 

A solenidade foi conduzida pelo Presidente Mauro Schuler (PSB). Contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, amigos, parentes e colegas voluntários de Maria da Boita, especialmente da Paróquia da Glória, da capela do Perpétuo Socorro e cursilhistas. 

Rosângela Ramos, coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Mulheres representou o Executivo no evento. O tenente Cláudio Oliveira, representou o 10º BPM. 



 

Mais Imagens

(Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")