PROJETO DO PODER EXECUTIVO PROPÕE INCENTIVO À EMPRESA MOINHO VACARIA - Câmara Municipal de Vacaria

07/02/2018 |

PROJETO DO PODER EXECUTIVO PROPÕE INCENTIVO À EMPRESA MOINHO VACARIA

Área de cinco hectares será utilizada para a ampliação da planta industrial da empresa.

por Elenise Minella

Nas duas primeiras sessões ordinárias do ano legislativo de 2018 os vereadores debateram através de manifestações realizadas na tribuna do Câmara sobre o projeto executivo 135/2017. O projeto propõe a desafetação da destinação de área verde de um imóvel localizado na área industrial 3, a fim de destiná-lo à empresa Moinho Vacaria, interessada em realizar obras de ampliação em sua planta industrial.

A empresa, em contrapartida, compromete-se a implementar as seguintes metas:

I - desenvolver o projeto de instalação da empresa, iniciando suas atividades no local acima mencionado, dentro de um prazo máximo de 30 (trinta) meses a contar da lavratura da escritura pública de doação feita pelo município;

II - permanecer em atividade no Município por, no mínimo, 15 (quinze) anos a contar do efetivo início, sem alterar as finalidades ou torná-las incompatíveis com o cunho social do empreendimento, salvo com autorização expressa do Poder Legislativo, sob pena de revogação imediata do incentivo, com a consequente reversão da doação do imóvel;

III – aumentar o quadro de funcionários para, no mínimo, 210 empregos diretos, conforme projeto de instalação da empresas;

IV - investir imediatamente e a médio prazo um montante de R$ 10.000.000,00 (Dez milhões de reais), conforme projeto de instalação da empresa.

V – realizar o cercamento da área que faz divisa com o SIMVA, visando preservar a área e a mata dessa entidade.

No plenário da Câmara os vereadores em sua maioria posicionaram-se favoráveis ao projeto, mas também reconheceram a importância de promover a vinda da direção da empresa à Câmara, para proporcionar mais esclarecimentos aos integrantes das comissões que irão elaborar pareceres sobre a matéria, principalmente quanto a parte da área que continuará sendo preservada pela empresa.