A REGULAMENTAÇÃO DO GRAFITE É TEMA DE PROJETO LEGISLATIVO - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

05/02/2018 |

Geral,

Notícias

A REGULAMENTAÇÃO DO GRAFITE É TEMA DE PROJETO LEGISLATIVO

O projeto do vereador Fernando Maciel (PDT) visa valorizar a arte de rua e minimizar a pichação

Giana Pontalti
Eduardo Guedes e sua obra Humano X Robô   (Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")
por Giana Pontalti

A arte de rua é tema do projeto de lei legislativo 01/2018 que está em tramitação na Câmara Municipal. O projeto, elaborado pelo vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), visa incentivar a prática de manifestações artísticas – grafite, stêncil, muralismo - em espaços públicos da cidade como paredes, muros, tapumes de obras e viadutos, ampliando a expressão artística e coibindo as pichações.

“Pensei no projeto após uma conversa com a professora Clea Denise Melek, que alertou para a importância de oficinas de grafite nas escolas. Também acompanhei a iniciativa do grupo Vacaria Nativista que convidou artistas de nossa cidade a pintar e grafitar painéis ao lado da Volpato” relata Fernando.

O grafiteiro e estudante de artes, Eduardo Guedes, elogia a iniciativa de Fernandinho. “Uma lei que regulamente o grafite é fundamental, hoje é difícil conseguir autorização e apoio na compra de materiais” contou à assessoria do legislativo. Eduardo acredita que oficinas artísticas podem ajudar a diminuir a pichação, pois muitos dos grafiteiros um dia foram pichadores.

Eduardo destaca, ainda, o valor da arte de rua. “A arte quando ganha às ruas é consumida por todos, deixando de ser elitizada” constata.

O projeto de Fernandinho sugere que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer seja a responsável por determinar quais espaços podem ser explorados pelos artistas, avaliar os projetos e emitir os certificados de aprovação, bem como fomentar oficinas nas escolas.

O projeto passou pela primeira discussão nesta segunda(05) e volta ao plenário para cumprir nova pauta.