CONCURSO DE POESIAS REALIZA FINALÍSSIMA NA CONCHA ACÚSTICA - Câmara Municipal de Vacaria

04/02/2018 |

CONCURSO DE POESIAS REALIZA FINALÍSSIMA NA CONCHA ACÚSTICA

Edição deste ano contou com etapa final em que poesias foram declamadas ao público

Crystal Photos
Joseti Gomes, vencedora do concurso   (Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e selecione "Salvar link como...")
Por Tais Vargas

Na tarde de sexta-feira (02) foi realizada na Concha Acústica do Parque Nicanor Kramer da Luz a finalíssima do Concurso de Poesias Gauchescas alusivas ao 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

O concurso também conhecido como Rodeio de Poesias é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vacaria em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e busca incentivar e divulgar a arte e a cultura gaúcha de nosso estado.

Inicialmente 66 poesias foram inscritas e apenas dez selecionadas para a etapa final. As finalistas foram apresentadas ao público e a comissão julgadora escolheu como vencedoras as seguintes poesias:

1º Lugar: Joseti Gomes, autora da Poesia Antenor de Vida e Sonho
2º Lugar: Moisés Silveira de Menezes, autor da poesia A Moça dos Olhos Verdes
3º Lugar: José Luiz Flores Moro, autor da poesia A Tasca da Terezona
Melhor declamador: Neiton Perufo, declamador da poesia Sereno
Melhor Amadrinhador: Kayke Mello, amadrinhador da poesia Um Ato de Amor ao Cavalo

A autora da poesia vencedora, Joseti Gomes, falou sobre o tema escolhido: ‘’Me sinto muito emocionada foi uma surpresa enorme. É um poema bem pequeno, mas de uma importância muito grande para mim porque Antenor de Vida e Sonho é inspirado em meus avós maternos, Antenor e Carolina, já falecidos’’.

O coordenador do concurso, Idalcir Peruchin, destacou entre as mudanças executadas nesta edição a realização da etapa final com a presença dos declamadores e amadrinhadores o que não ocorria nos anos anteriores em que apenas o autor da poesia vencedora apresentava-se no palco.

As dez poesias apresentadas na final foram impressas em livro e CD e distribuídas gratuitamente à população durante o evento.