LEGISLATIVO PROMOVEU MAIS UM CÂMARA VAI ATÉ VOCÊ - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

11/08/2017 |

Geral,

Notícias

LEGISLATIVO PROMOVEU MAIS UM CÂMARA VAI ATÉ VOCÊ

Os vereadores foram até o Jardim América conversar com os moradores

Nara Teixeira
por Giana Pontalti 

A Câmara Municipal realizou na quinta-feira (10) mais uma edição do CÂMARA VAI ATÉ VOCÊ. O programa foi criado em janeiro de 2017 e busca aproximar os vereadores da população. Nesta quarta edição, os vereadores foram até o bairro Jardim América para ouvir os moradores.

Em um primeiro momento, os vereadores se apresentaram aos participantes. Logo depois, a comunidade explanou suas ideias e sugestões de melhorias para o bairro.

O presidente do bairro, Fernando Cechinato, foi o primeiro a falar. Comentou que a Associação de moradores do Jardim América é bastante ativa e que muitos dos problemas enfrentados já é de conhecimento do poder público. Relembrou os alagamentos e o calçamento das ruas. Relatou que as melhorias já estão sendo feitas e pediu aos vereadores o acompanhamento das obras até sua finalização. Destacou, ainda, a necessidade de uma creche no bairro e a viabilização de uma passagem de nível que interligue a avenida Samuel Guazelli ao Jardim América.  

O patrão do CTG Rancho da Integração, Belmir Dal Molin, solicitou a colocação de britas em frente ao CTG. Dal Molin pediu atenção na fiscalização na execução de obras, pois quando foi pavimentada a rua Marechal Artur Costa da Silva o cascalho em frente ao CTG foi retirado e não foi reposto.

O agente comunitário de saúde, Vagner Scalabrin, relatou aos vereadores as dificuldades na área da saúde. Comentou que os pacientes que aguardam por fichas, na unidade básica de saúde, chegam cedo pela manhã e ficam desprotegidos. A presença da guarda municipal é uma das reivindicações da comunidade. Reclamou da longa fila de espera por exames especializados e cirurgias eletivas. Pediu apoio dos vereadores para rever esta questão, disse que alguns moradores chegam a fazer empréstimos financeiros para poder ter acesso às cirurgias. O agente reforçou, ainda, a importância de uma escola de educação infantil para o bairro. Explicou que muitos dos moradores atravessam a cidade para levar seus filhos em outras escolas.

Armando Palaoro, ex-vereador e morador do bairro vizinho, Glória, elogiou a iniciativa da Câmara em ir ao bairro ouvir a população. Destacou a importância do legislativo em trabalhar de forma unificada e não partidária. Palaoro lamentou a pouca participação dos moradores do Jardim América no evento. Não apresentou queixas do bairro, mas destacou a pouca atenção do poder público no cuidado das estradas do interior, especialmente na região de Coxilha Grande e Fazenda da Estrela.

As demandas apontadas pelos moradores serão documentadas e encaminhadas ao Poder Executivo através de pedido de providência, assinado por todos os parlamentares.

O Câmara Vai até você do Jardim América aconteceu no Rancho da Integração e contou com a participação de oito vereadores:

André Rokoski (PMDB)
Douglas Cenci (PT)
Fernando Maciel (PDT)
Marcelo Dondé (PP)
Mauro Schüler (PSB)
Moacir Bossardi (PSDB)
Osvaldo Grigolo Junior (PSB)
Selmari de Souza Silva (PT)

Demandas: 

INFRAESTRUTURA
Alagamentos no bairro > dar continuidade às soluções
Calçamento > dar continuidade às pavimentações
Fiscalizar as obras > em frente ao CTG Rancho da Integração foi retirada a brita durante a pavimentação da rua e não mais reposta

SAÚDE
Presença da guarda na Unidade Básica de Saúde de manhã cedo
Rever a lista/processo de exames especializados e cirurgias eletivas (demora)

EDUCAÇÃO
Construção de uma escola de educação infantil no bairro

TRÂNSITO
Estudar trânsito > congestionamento na entrada e saída do bairro
Trânsito intenso de caminhões em trechos onde há grande circulação da população
Viabilidade da passagem de nível interligando os bairros Petrópolis e Jardim América

INTERIOR (não relacionado ao bairro)
Maior atenção às estradas, especialmente na região da Fazenda das Estrela e Coxilha Grande