SEMANA MUNICIPAL SOBRE O AUTISMO É APROVADA NA CÂMARA - Câmara Municipal de Vacaria
Aumentar Texto Diminuir Texto

11/08/2017 |

Geral,

Notícias

SEMANA MUNICIPAL SOBRE O AUTISMO É APROVADA NA CÂMARA

Projeto de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) propõe ações de divulgação sobre o autismo

Danilo Ciotta
por Taís Vargas
 
Na sessão ordinária de segunda-feira (07), foi aprovado pelos vereadores o projeto de lei legislativo 32/2017 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. A semana contará com ações de divulgação sobre a síndrome em escolas, órgãos e espaços públicos, através de palestras, materiais de divulgação audiovisual, gráficos e atividades lúdicas.

O projeto é de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB): '' Decidi propor esta semana para dar mais visibilidade ao assunto devido a alta incidência de casos nos últimos anos e o pouco conhecimento que se tem sobre, de forma a promover uma formação adequada as pessoas.'' disse Osvaldo.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser explicado como um grupo de desordens complexas de desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, caracterizados pela dificuldade na comunicação social e por comportamentos repetitivos, podendo afetar os portadores em diferentes intensidades.

A Psicopedagoga da APAE de Vacaria e Especialista em autismo, Maria Aparecida Gomes, fala sobre a dificuldade em diagnosticar a síndrome: ''O autismo é um assunto ao qual não se sabe muito. É uma síndrome difícil de ser diagnosticada, por isso é necessário que as pessoas busquem mais informações a respeito. Atualmente os casos de TEA estão mais elevados que doenças como a Aids e o Câncer. Não existem causas concretas apenas suspeitas.''

O Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 02 de abril e a cor que o representa é a azul, porque possui maior predominância de diagnóstico em meninos. O projeto prevê que a semana seja realizada entre os dias 02 a 09 de abril. O projeto agora segue ao executivo para sanção do Prefeito Municipal.